In memoriam: 5ª edição da Mostra Sumé de Cinema presta homenagem ao professor Luiz Custódio
Um reconhecimento a quem dedicou sua vida à educação e a cultura. O professor Luiz Custódio é o homenageado na 5ª Mostra Sumé de Cinema, que leva a sétima arte para além das salas tradicionais, aproximando a película das pessoas em seus espaços de vida e cuidado. A partir de agora, o professor Custódio empresta seu nome à Mostra Itinerante do evento que percorre hospitais e espaços públicos da cidade no Cariri paraibano.
A iniciativa é da jornalista Ana Célia Gomes, que foi ex-aluna do homenageado. A primeira parada da Mostra Itinerante Luiz Custódio de Cinema foi no Hospital e Maternidade Alice de Almeida, compartilhando emoção, cultura e histórias através das telas. “Essa é uma homenagem ao professor Luiz Custódio, jornalista, professor e grande incentivador do cineclubismo paraibano, que deixou marcas profundas na formação cultural de nossa região”, afirmou Ana Célia.
A mostra segue nesta quinta-feira (11) com novas sessões em outros espaços da cidade, como o Abrigo de Idosos e o Câmpus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenadora-geral e diretora artística da Mostra Sumé de Cinema, Ana Célia Gomes, explicou que na sua 5ª edição o evento conta com exibições de filmes em espaços públicos, como praças, o Museu Miguel Guilherme, além de ofertar oficinas de informação audiovisual, exposições culturais, passeios para conhecer os pontos turísticos e culturais da cidade.
“Nesta 5ª edição, dentre tantas outras atividades que a gente tem também, além de encontro de realizadores de festivais e mostras de cinema, eu como ex-aluna, como orientanda do querido e sempre presente professor Luiz Custódio, não poderia deixar de homenageá-lo”, destacou.
O professor Luiz Custódio da Silva faleceu em fevereiro deste ano, aos 74 anos, dos quais 45 deles dedicados à docência. Trabalhou por 24 anos na Universidade Federal da Paraíba, entre 1979 e 2003, e 21 anos na Universidade Estadual da Paraíba, quando ingressou em 2004. Custódio era paraibano, mas formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 1974. Era mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991).
Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Acesso à Informação



Você precisa fazer login para comentar.