Inauguração: Central Multiusuários do Câmpus V impulsiona pesquisa e inovação em áreas estratégicas

Inauguração: Central Multiusuários do Câmpus V impulsiona pesquisa e inovação em áreas estratégicas
26 de fevereiro de 2025

Com a participação de representantes do Governo do Estado da Paraíba, universidades paraibanas, institutos de pesquisa e inovação, entidades da iniciativa privada e pesquisadores(as) da Paraíba e de estados circunvizinhos, foi realizada na manhã desta terça-feira (25), a solenidade de inauguração da Central Multiusuário de Caracterização Químico-Biológica (CM-ACQuimBio), que funciona no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. O espaço conta com uma estrutura e equipamentos inovadores que fortalecerão as pesquisas em áreas prioritárias para o desenvolvimento da Paraíba, como Saúde, Desenvolvimento Regional Sustentável e Arranjos Produtivos Locais.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da reitora, professora Celia Regina Diniz; do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, professor Cláudio Furtado; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior; do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e docente da UEPB, José Ethan Barbosa; e do coordenador e coordenador adjunto da CM-ACQuimBio, respectivamente, professor Elquio Eleamen e professor Francisco Jaime.

Na oportunidade, foi apresentada a estrutura da CM-ACQuimBio que é composta por um conjunto de laboratórios multiusuários interdisciplinares que devem atuar diretamente ligados às linhas de pesquisa e Programas de Pós-graduação das ICTs do Estado (UEPB, UFPB, UFCG, IFPB e INSA), bem como de outros estados e regiões do país nas mais diversas áreas do conhecimento: Farmácia, Química, Engenharia Química, Odontologia, Ciência e Tecnologia Ambiental, Biologia, Ecologia e Conservação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Nutrição, dentre outras.

Para a reitora Celia Regina Diniz a inauguração dessa Central Multiusuários configura-se como um marco para a UEPB e o Câmpus V, pois, possibilita um avanço e uma independência maior para a realização das pesquisas, atividades de ensino, extensão, captação de recursos, fortalecimento dos programas de pós-graduação, além de contribuir com o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, destacou, durante o evento, a relevância da iniciativa para a pesquisa e a inovação, e reforçou o papel transformador da universidade para a sociedade paraibana. “Por meio de ações como essa Central Multiusuario, do Nutes e de outras ações no campo da pesquisa e inovação, fica demonstrado o potencial da educação de fazer a diferença na vida das pessoas. Nesse sentido, o Governo tem investido em diversas ações de ciência e tecnologia, por entender a relevância dessas ações”, avalia.

O secretário Claudio Furtado também ressaltou que a ciência e tecnologia têm sido uma das prioridades dos investimentos do Governo do Estado. Ele comentou, ainda, o impacto que o centro vai causar. “Esta Central Multiusuário permitirá que pesquisadores desenvolvam suas atividades e prestem serviços a órgãos públicos e empresas, com equipamentos únicos na América Latina”, destacou.

Com um total de R$ 14,5 milhões aprovados em recursos de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Fapesq e da própria UEPB, a CM-ACQuimBio atualmente conta com equipamentos de ponta, a exemplo do primeiro microscópio acoplado a um espectrômetro de infravermelho e RAMAN, único da América Latina, e o 19° instalado no mundo; e o Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma induzida por Laser (LIBS), que é uma tecnologia usada, por exemplo, no robô Curiosity, da NASA, que está explorando a superfície do planeta Marte, dentre outros.

Esses equipamentos e a atuação da equipe vinculada à CM-ACQuimBio permitem que o local seja um espaço para que pesquisadores da UEPB e de outras instituições parceiras possam identificar e caracterizar diversos tipos de materiais e amostras, atendendo a demandas da comunidade acadêmica e de empresas, com perspectiva de aplicação em setores como a agricultura, automóveis, cerâmicas, meio ambiente, mineração, petróleo, arqueologia, entre outros.

Outras informações: https://laboratorios.uepb.edu.br/cm-acquimbio/. Confira a matéria completa da inauguração da CM-ACQuimBio no Canal Rede UEPB no YouTube neste LINK.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos