Inaugurado o Laboratório Pré-clínico do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

13 de abril de 2023

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus I, em Campina Grande, ganhou, nesta quarta-feira (12), o Laboratório Pré-clínico de Dentista Professor Gerson Pereira Araújo. Trata-se de um espaço interdisciplinar que abarcará especialidades, como endodontia, prótese, ortodontia e periodontia.

O Laboratório foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica em solenidade que contou com a participação da reitora da Instituição, a professora Celia Regina Diniz, da chefe do Departamento de Odontologia, professora Denise Nóbrega, da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nícia Soares, o coordenador do curso, Sérgio D’ávila Lins, além da pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa, professora Nádja Oliveira, a pró-reitora adjunta de Graduação, Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; a pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa, além de estudantes e professores do curso. O professor Gerson Pereira Araújo que foi homenageado com o seu nome no laboratório, foi representado no ato por seu filho, Camilo Pimentel de Araújo.

A solenidade foi realizada no mini auditório que funciona dentro do Departamento de Odontologia, e posteriormente, os professores, estudantes e convidados acompanharam o descerramento da fita inaugural e primeira visita as novas dependências do espaço. O Laboratório Pré-Clínico de Odontologia da UEPB configura-se como um local moderno e que usa tecnologia de ponta e vai ajudar os estudantes no treinamento que antecede o contato com os pacientes na Clínica Escola. Ele foi restaurado e equipado com recursos próprios da Instituição.

A reitora Celia Regina Diniz enfatizou que a inauguração do laboratório foi a realização de um sonho construído por muitas mãos. Ela observou que muitos professores trabalharam para que o laboratório fosse instalado. “Estou muito feliz em participar da inauguração desse momento. Para a gente, estar aqui hoje, inaugurando esse laboratório é a concretização de um trabalho que teve as mãos de várias pessoas, incluindo os nossos técnicos e técnicas”, observou.

A reitora disse que o momento era de agradecimento, mas também de mostrar a vontade da gestão em contribuir para o fortalecimento do Departamento de Odontologia. Ela lembrou que o Departamento tem mais de 50 anos, e a exemplo dos demais da Instituição, tem a necessidade de melhoramento e atualização com aquisição de novos equipamentos.
“Porque pessoas competentes nós temos. Pessoas qualificadas da melhor forma possível. Nós temos um quadro de docentes e técnicos e técnicas fantástico, com profissionais reconhecidos mundialmente”, destacou a reitora.

Chefe do Departamento de Odontologia, a professora Denise Nóbrega contou que o Laboratório Pré-clínico foi totalmente reformado e conta com modernos equipamentos que ajudarão os estudantes nos treinamentos que antecedem o primeiro contato deles com a Clínica Escola do curso. Segundo ela, foram adquiridos equipamentos modernos exigidos pelo Ministério da Educação, como manequins, bobs articulados, entre outros. Dentro do Laboratório eles vão fazer o treinamento em simuladores de pacientes que são “cabeças” de silicone como se estivessem atendendo uma pessoa.

“Aqui eles vão aprender sentando da forma correta, como se estivesse com o paciente na sua frente. Vai fazer todos os procedimentos odontológicos que são feitos com o paciente na Clínica”, explicou.

O Laboratório, conforme destacou a coordenadora da Clínica Escola, a professora Darlene Ramos, consiste em um espaço totalmente planejado e adequado para o ensino por meio de atividades práticas, com o objetivo de aprimorar ainda mais o conhecimento dos discentes, fornecendo toda tecnologia necessária.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos