Inovatec realiza pedido de patente sobre análise de ângulo de contato e registro de software na área de Saúde

20 de junho de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) depositou mais um pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Dessa vez, trata-se de um instrumento automatizado para análise de ângulo de contato, trazendo avanços significativos para a Química, Física, Engenharia de Materiais e áreas correlatas.

A patente foi desenvolvida em parceria entre três instituições, a UEPB, por meio dos pesquisadores Carlos Antônio Pereira de Lima, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA); e Arthur de Sousa Ferreira; da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a participação da professora Keila Machado de Medeiros e da Alcalitech Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Medida e Controle LTDA, com a colaboração dos pesquisadores Railson de Oliveira Ramos, Valber Elias de Almeida, André Oliveira da Costa e Arthur Lima Oliveira.

A patente desse novo medidor de ângulo de contato tem o potencial de beneficiar uma ampla gama de setores. Com sua capacidade de automação e precisão, o instrumento pode acelerar a pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, além de oferecer uma ferramenta confiável para controle de qualidade em processos industriais. No mundo da ciência e engenharia, a análise de ângulo de contato é fundamental para entender as interações entre os diferentes materiais.

O ângulo de contato é uma medida que revela muito sobre a interação entre um líquido e uma superfície sólida. É uma manifestação macroscópica que fornece ‘insights’ valiosos sobre a química da superfície, sua topografia e as forças capilares que atuam em escalas micro e nanométricas. Essa medida é crucial para aplicações que vão desde a criação de materiais hidrofóbicos até o desenvolvimento de novos medicamentos.

Novo software
A Inovatec também anunciou o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de uma proposta voltada às necessidades da pessoa idosa. O programa intitulado “Saúde Sênior” foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024001828-0.

O pedido é resultado das pesquisas desenvolvidas pela professora Renata Cardoso Rocha Madruga, Departamento de Odontologia CCBS; Leticia Ferreira Tavares Nonato, graduada em Odontologia, em importante parceria com os estudantes do burso de Bacharelado em Engenharia da Computação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ( IFPB), Luís Felipe Ferreira Tavares Nonato, Alessandro Lucas de Arruda Santos, Eduardo Henrique Lima de Morais, Aryel de Souza Silva e Daniel Barbosa Vasconcelos.

“Saúde Sênior” foi desenvolvido com foco no fortalecimento da rede de atenção à saúde da pessoa idosa em Campina Grande. A plataforma incorpora elementos de ludicidade, interatividade e educação, posicionando-se como uma ferramenta vital, para orientar e direcionar a população idosa na rede de cuidados de saúde e proteção. Assim assume um papel proativo ao fornecer à equipe de saúde do município de Campina Grande recursos indispensáveis para uma abordagem integral e de longo prazo, no cuidado voltado a esse segmento da população.

O seu diferencial reside na capacidade de disponibilizar informações imprescindíveis sobre esses indivíduos, destacando a importância de espaços dedicados à orientação às pessoas idosas, promovendo, consequentemente, a navegação desses indivíduos na Rede de Atenção à Saúde e Proteção dessa população.

O “Saúde Sênior” é uma resposta inovadora e imprescindível para atender às necessidades crescentes da população idosa em Campina Grande, fornecendo uma plataforma essencial para qualificar os profissionais, aprimorar a qualidade de vida do indivíduo idoso, a conscientização sobre a saúde e o acesso eficiente aos serviços e orientações especializadas destinadas a essa população.