Inovatec registra depósito de softwares de simulador 3D de dispersão de poluentes e sistema para Wi-Fi de balança digital

11 de julho de 2024

Responsável pela proteção intelectual de pesquisadores(as) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) anunciou o depósito de mais dois softwares na área tecnológica. Um é um programa de computador intitulado “Simulador 3D de Dispersão de Poluentes em Aquíferos”, enquanto o outro é o “Software de Sistema para Conexão Wi-Fi e Gerenciamento de Dados de Balança Digital”.

O “Simulador 3D de Dispersão de Poluentes em Aquíferos”, foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o número 512024002404-2 e desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), por meio do professor Fernando Fernandes Vieira e seu orientando André Luiz da Silva.

A tecnologia desenvolvida é um modelo computacional tridimensional para simular a dispersão de poluentes em aquíferos. A interface gráfica associada foi projetada para ser intuitiva e acessível, facilitando seu uso por estudantes e pesquisadores. Esta interface gráfica democratiza o uso de modelos de simulação complexos ao simplificar a inserção de dados e a análise de resultados, promovendo um entendimento aprofundado dos fenômenos de dispersão de poluentes.

No contexto educacional, a ferramenta permite que estudantes visualizem e interajam com simulações complexas, facilitando o aprendizado de conceitos teóricos aplicados. Oferece uma plataforma eficiente para testar hipóteses e realizar experimentos numéricos, contribuindo para avanços na compreensão dos processos de contaminação.

A outra patente é o software intitulado “Software de Sistema para Conexão Wi-Fi e Gerenciamento de Dados de Balança Digital”, foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024002354-2. Desenvolvido em parceria entre a UEPB e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Carlos Antônio Pereira de Lima, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), pelo doutorando José Everton Soares de Souza e pelos pesquisadores da UFRB, Keila Machado de Medeiros, Nilmar de Souza, Leandro Brito Santos e Joanne Graziela Andrade Mendes.

Esse sistema foi projetado para balanças digitais, oferecendo recursos avançados de conectividade e gerenciamento de dados. O desenvolvimento de balanças digitais envolve a integração de tecnologias avançadas para melhorar a precisão, a eficiência e a conectividade. O sistema é baseado em um micro controlador de 32 bits, operando a uma velocidade de até 240 MHz. Isso permite o processamento rápido e eficiente dos dados da balança. Além disso, o sistema suporta conexões sem fio via Wi-Fi e Bluetooth. Ele verifica se há redes disponíveis na memória SPIFFS e, caso não encontre, habilita uma rede WiFi para que o usuário insira os parâmetros de conexão (nome e senha).

Para a Coordenação da Inovatec esse sistema representa um avanço significativo no gerenciamento de dados de balanças digitais. Sua capacidade de conexão sem fio, calibração precisa e integração com planilhas online tornam essa tecnologia uma solução versátil, para diversas aplicações.

Desde a sua criação, a Inovatec tem como missão, implementar a política de propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologias na UEPB, além de promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo na instituição. É missão da Coordenadoria de Inovação Tecnológica zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento e inovação na UEPB.

Texto: Severino Lopes