INOVATEC registra softwares inovadores para tratamento de dor crônica e avaliação de dor em crianças

7 de junho de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC), setor responsável pela proteção das propriedades intelectuais da Universidade, comemora mais um avanço na área de Saúde. Recentemente, foram realizados os registros de dois softwares inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores da Instituição.

O primeiro software, denominado “Sistema de Apoio à Modulação de Dor Crônica”, foi protocolado junto ao INPI sob o número BR512023001600-4. Essa solução móvel tem como objetivo auxiliar profissionais de Fisioterapia e seus pacientes no tratamento da dor crônica, substituindo os tradicionais cartões informativos. Além disso, o sistema armazena todo o histórico de avaliações, permitindo um acompanhamento mais preciso e personalizado do tratamento de dor de cada paciente.

O segundo software, intitulado “Formulário Para Avaliação de Dor”, recebeu o número de protocolo BR512023001601-2 no INPI. Desenvolvido para plataformas móveis, essa tecnologia facilita a avaliação e a graduação da dor em crianças hospitalizadas com diagnóstico de câncer. Conscientes das dificuldades desses pacientes em expressar sua dor com precisão, os pesquisadores criaram uma interface amigável que auxilia na comunicação, garantindo uma avaliação mais precisa e eficaz.

Essas inovações são fruto do trabalho do mestrando Gustavo Ramos de Sousa, realizado no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), sob a orientação do professor Danilo de Almeida Vasconcelos. A estudante de pós-graduação Hellen Jacyara Mota Vidal Duarte, também desempenhou um papel no desenvolvimento desses softwares.

Em breve, esses softwares estarão disponíveis para uso na comunidade, promovendo avanços no tratamento da dor crônica e na avaliação de dor em crianças. Essas soluções tecnológicas reforçam o compromisso da UEPB em oferecer conhecimentos e ferramentas inovadoras para a área da Saúde.