“Jackson, na batida do pandeiro” é exibido na UEPB seguido de aula-debate com diretor do filme nesta quinta (18)
O Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas, exibe o documentário “Jackson, na batida do pandeiro” nesta quinta-feira (18), às 9h, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus de Bodocongó. A ação é uma parceria do Comunicurtas com Cineclube Hora Curta e Ypuarana Cultural.
O documentário é dirigido pelo cineasta paraibano Marcus Vilar, codirigido pelo pernambucano Cacá Teixeira e terá a presença de Vilar para uma aula-debate. “Jackson, na batida do pandeiro” conta com depoimentos de diversos artistas e estudiosos da música brasileira, como Gilberto Gil, Biliu de Campina e Zuza Homem de Mello. Também dão depoimentos sobre a importância de Jackson do Pandeiro artistas brasileiros consagrados, como Geraldo Azevedo, Gal Costa, Pedro Luís, João Bosco e Lenine.
Os diretores também são responsáveis pelo roteiro. A equipe técnica conta com o escritor paraibano Bráulio Tavares e com o professor do Departamento de Comunicação da UEPB, Rômulo Azevedo, na consultoria de roteiro.
A obra foi lançada em 2019, marcando o centenário de nascimento do artista paraibano. Jackson do Pandeiro era o nome artístico de José Gomes Filho, nasceu em Alagoa Grande em 1919 mas passou boa parte da vida em Campina Grande. Começou a admirar a música por meio da sua mãe, a cantadora de coco Flora Maia, que colocou o filho para tocar zabumba aos sete anos. Seu primeiro sucesso, “Sebastiana”, na década de 1950, o lançou para o Brasil e para o mundo.
O diretor Marcus Vilar também nasceu em Campina Grande e à época do lançamento afirmou: “Jackson do Pandeiro faz parte de minha infância em Campina Grande. Ouvia suas músicas no rádio. Foi muito prazeroso construir esse filme, ouvindo grandes artistas sobre a importância dele. Espero que esse documentário possa ser visto, principalmente, pelos mais jovens, para que conheçam a fundo a obra e a trajetória de Jackson”, disse.
Texto: Juliana Rosas
Você precisa fazer login para comentar.