Jornada Docente do período 2024.2 trata de temáticas da população trans e o direito de acesso à educação

17 de julho de 2024

Mobilizar docentes para a reflexão de suas práticas pedagógicas e compartilhar experiências, tendo em vista o aprimoramento do ensino no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UPPB) é o objetivo da Jornada Docente da Instituição. A jornada do semestre 2024.2 será realizada nos dias 24 e 25 de julho, trazendo o tema “A população trans e o direito à educação”. A atividade acontecerá de forma on-line e as inscrições já estão abertas a todos os(as) docentes da Instituição, por este link.

A jornada consta no calendário acadêmico e marca o início de um programa de reflexão e atualização pedagógica a ser desenvolvido como atividade permanente, envolvendo palestras e oficinas em cada semestre letivo, além da criação de setor específico de apoio pedagógico ao docente na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e o compartilhamento de textos.

De acordo com a PROGRAD, a jornada e as oficinas pedagógicas representam a continuidade de um processo mais amplo de reestruturação e dinamização dos cursos da UEPB, que vem sendo desenvolvido desde a criação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), incluindo o Regimento de Graduação, a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e a realização de encontros de reflexão desde 2016.

A professora Vagda Gutemberg, pró-reitora de Graduação, afirmou que a jornada é uma formação continuada ofertada aos(as) professores(as), que sempre traz temas relevantes e atuais, não só para a UEPB, mas para toda a sociedade. “São sempre temas importantes. Já tratamos de evasão, inclusão, diferentes formas de ensino. A matrícula de pessoas trans na universidade tem aumentado, bem como a de pessoas que usam o nome social. Tudo isso será tema de debate”, afirmou a docente.

A pró-reitora também comentou que, ao longo dos anos, a jornada foi oferecida de forma presencial no Câmpus I, de forma multicâmpus e também de maneira híbrida. Desde a pandemia, ela ocorre de maneira remota e continua on-line, objetivando que os(as) docentes possam participar de onde estiverem. Porém, a professora Vagda afirma que a ideia é que a jornada volte a ser presencial e ocorrendo em distintos câmpus da UEPB.

A inscrição na jornada dá direito a certificado, porém, o material fica disponível na página da PROGRAD. Entre os convidados desta jornada estão incluídos representante da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), pesquisadores e ativistas da área. O evento terá transmissão do canal Rede UEPB no YouTube.

Texto: Juliana Rosas