Jornada Docente do semestre 2025.1 irá debater desafios e expectativas da educação inclusiva e especial

Jornada Docente do semestre 2025.1 irá debater desafios e expectativas da educação inclusiva e especial
4 de fevereiro de 2025

Com tema “Educação inclusiva e educação especial: desafios e expectativas na atuação das(os) docentes no Ensino Superior”, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, nos dias 10 e 11 de fevereiro, mais uma edição da Jornada Pedagógica Docente. O evento, que tem como objetivo mobilizar docentes para a reflexão de suas práticas pedagógicas e compartilhar experiências, tendo em vista o aprimoramento do ensino no âmbito da UEPB, contará com conferências, oficinas e mesas redondas.

As atividades do Câmpus I acontecem no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com transmissão pela Rede UEPB. A abertura da Jornada, às 9h do dia 10, será marcado pela conferência “Inclusão no Ensino Superior”, ministrada pela professora Edineide Jezine, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mediada pelo professor Rafael Ferreira Honorato, da UEPB. A parte da tarde está reservada para as oficinas “Diagnóstico e Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI)” e “Currículo, estratégias curriculares inclusivas e planejamento didático”. As duas oficinas serão realizadas via online, com 100 vagas cada.

Na parte da noite, será realizada a mesa-redonda “A inclusão no ensino superior dos povos originários e das pessoas com deficiência na América Latina: conquistas e desafios”, com a participação de vários docentes. A Jornada prossegue na manhã do dia 11 de fevereiro, com a discussão “Desenho universal da aprendizagem: fundamentos e possibilidades no Ensino Superior”; e à tarde, com a atividade “O que é PEI? Fundamentos Pedagógicos e Legislação Educacional”.

Texto: Severino Lopes