Jornada Pedagógica Docente 2023 faz abordagem sobre desafios e perspectivas do ensino superior híbrido

17 de fevereiro de 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove nos dias 23 a 24 de fevereiro mais uma edição da Jornada Pedagógica Docente. Com o tema “Ensino Híbrido e Ensino Superior: desafios e perspectivas”, a atividade será realizada de forma presencial e remota, com palestras, mesa-redonda e oficinas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizada de forma on-line por meio do endereço eletrônico: www.even3.com.br/jpd2023/.

O evento, organizado pela Coordenação de Ensino Superior da PROGRAD, será aberto no dia 23 às 9h, no auditório de Psicologia, pela reitora Célia Regina Diniz e pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão. Após a abertura, acontece a primeira mesa redonda com o tema “Reflexões sobre o Ensino Superior, Ensino Híbrido em IES brasileiras”, ministrada pela professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e por representantes da PROGRAD. Essa mesa será mediada pelo professor da UEPB, Altamir Souto.

No turno da tarde, a partir das 14h, acontece a mesa-redonda “Ensino Híbrido no cotidiano das salas de aula e o Ensino Superior”, a ser proferida pelo professor Lucas Henrique Viana, e pela professora Maria Lúcia Serafim, ambos da UEPB. Esta será mediada pela professora Eliete Correia, da mesma Instituição.

A Jornada segue no dia 24 de forma remota com as oficinas: “Do remoto para o presencial: devo continuar utilizando ferramentas on-line para avaliação discente?”, ministrada pelo professor Francisco Anderson; “Internet e segurança no ecossistema digital”, ministrada pelo professor Cláudio Lucena; e “Ensinando e Aprendendo por meio do Kahoot”, sob o comando do professor Fábio Adriano. Todos são docentes da UEPB.

A Jornada e as oficinas representam o sequenciamento de um processo mais amplo de reestruturação e dinamização dos cursos da UEPB, que vem sendo desenvolvido desde a criação dos Núcleo Docentes Estruturantes, incluindo o Regimento de Graduação, a atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos e a realização de encontros de reflexão desde 2016. Confira a programação detalha neste LINK.

Texto: Severino Lopes