Jubileu de ouro: aposição de placa marca comemoração de 50 anos do curso de Farmácia da Universidade Estadual

O Curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) comemorou, na manhã desta sexta-feira (3), um marco histórico: o Jubileu de Ouro de sua criação, em 1974, em Campina Grande. A solenidade foi marcada pela aposição da placa comemorativa dos 50 anos no prédio do Departamento de Farmácia, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
O jubileu, celebrado tradicionalmente a cada 50 anos, seria, na verdade, comemorado em 2024. No entanto, de acordo com os organizadores, devido a motivos de força maior, precisou ser reprogramado para este ano. Simbolizando um momento de memória, reconhecimento e celebração coletiva, a homenagem foi dedicada a todos que contribuíram, ao longo dos anos, para a trajetória do curso: professoras e professores ativos e aposentados, técnicos(as)-administrativos(as), alunos(as) e ex-alunos(as), além de amigos(as) e colaboradores(as), que ajudaram a consolidar o prestígio da formação na Paraíba.
Estiveram presentes na solenidade o professor Ricardo Soares, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UEPB, na oportunidade representando a reitora, Célia Regina Diniz; a professora Nícia Stellita Cruz, da Comissão Organizadora do Jubileu; a diretora do CCBS, professora Giselda Felix Coutinho; a chefe de Departamento de Farmácia, professora Maricelma Ribeiro; e a coordenadora do Curso de Farmácia, professora Socorro Rocha.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação da UEPB, professora Nícia Stellita, que também atuou na organização do evento, o Departamento de Farmácia sempre esteve à frente em conquistas acadêmicas e estruturais. Entre os avanços mais significativos, ela destacou a criação da Farmácia Escola, que nasceu de um esforço coletivo e se tornou um marco no ensino e na prática farmacêutica.
Também merecem destaque o Mestrado em Ciências Farmacêuticas, o funcionamento do Laboratório de Análises Clínicas (LAC), desde os primeiros anos do curso, e a consolidação de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando o atendimento à comunidade por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), vinculada ao curso. Além desses, destaca-se o Laboratório de Referência de Tuberculose, que realiza o serviço de diagnóstico da tuberculose, através de uma parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PB), funcionando também no LAC.
Emoção e reconhecimento – Durante o evento, a coordenadora do curso, professora Socorro Rocha, destacou a emoção pessoal de estar presente nesse momento histórico, ressaltando que há 40 anos a UEPB faz parte da sua vida. “Tenho orgulho de fazer parte dessa história e de tudo o que construímos juntos. Cada professor, servidor e aluno que passou por aqui é parte essencial dessa caminhada”, afirmou.
Em sua fala, a professora Maricelma Ribeiro reforçou o compromisso do curso com a sociedade. “Celebramos 50 anos de um trabalho que vai além da sala de aula. Formamos farmacêuticos generalistas que atuam em várias áreas, sempre pautados pela ética, pelo cuidado com o outro e pela pesquisa. Nosso propósito maior é servir à comunidade”.
Já a diretora do CCBS, professora Giselda Coutinho, enfatizou o reconhecimento conquistado pelo curso, ao longo dos anos: “É emocionante ver esse legado. O Curso de Farmácia é de excelência, com pós-graduação consolidada e reconhecimento nacional e internacional”, afirmou.
Representando a reitoria, o professor Ricardo lembrou que a história de meio século também se reflete nas mudanças e inovações da área, ressaltando que a placa é o símbolo de uma graduação consolidada, de uma pós-graduação ativa e dos serviços prestados à sociedade. “O curso de Farmácia da UEPB é resultado da dedicação coletiva de gerações”, finalizou.
Ao longo de cinco décadas, o Curso de Farmácia da UEPB se tornou referência em ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais qualificados e comprometidos com a saúde e a ciência. A celebração do Jubileu de Ouro reafirma esse legado e aponta para o futuro, com novos desafios e perspectivas, como a possível conquista do curso de doutorado em Farmácia, atualmente em processo de consolidação.
A festa dos 50 anos foi, acima de tudo, um momento de gratidão e reconhecimento pela dedicação de todos que ajudaram a construir essa história. Como ressaltou a professora Nícia Stellita, o Jubileu não é apenas uma marca no tempo, mas um testemunho de excelência e compromisso com a sociedade.
Texto e fotos: Giuliana Rodrigues
Você precisa fazer login para comentar.