Laboratório de Ecologia Aquática é inaugurado com modernas instalações para o desenvolvimento de pesquisas

Laboratório de Ecologia Aquática é inaugurado com modernas instalações para o desenvolvimento de pesquisas
3 de setembro de 2025

Um espaço reestruturado, com acomodações mais adequadas, confortáveis e otimizadas para pesquisas e estudos. Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (9), foram inauguradas as novas instalações de uma das unidades do Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O espaço funciona no complexo das Três Marias, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e ganhou equipamentos modernos.

A atividade, realizada no Dia do(a) Biólogo(a), contou com a presença da reitora Celia Regina Diniz; do coordenador do LEAq, professor José Etham de Lucena Barbosa; da chefe de Departamento de Biologia, professora Aline Manã; do diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Alexandre Magno; além de docentes e discentes que atuam no Laboratório e no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação.

Criado em 2002 como importante espaço de pesquisa e estudo na área de recursos naturais, a unidade do LEAq foi totalmente reestruturada e entregue com equipamentos amplos, modernos que favorecerá a excelência nos trabalhos nele realizados. A reitora Celia Regina destacou a importância das pesquisas realizadas pelo Laboratório, na análise dos recursos hídricos da Paraíba, como forma de garantir que os paraibanos bebam água de qualidade.

“O LEAq vem fazendo um trabalho muito importante. A gente fica muito feliz com as parcerias, tanto com a AESA, como também com a Cagepa e outras parcerias e convênios. Fazer isso para analisar a qualidade físico-química, microbiológica, ver a questão das cianobactérias, é tudo muito louvável. Enfim, isso é um trabalho muito importante porque dá a segurança para as pessoas consumirem a água do nosso estado sabendo que ela está dentro dos padrões de potabilidade”, enfatizou.

O professor Etham Barbosa agradeceu o apoio institucional da Administração Central da UEPB, destacou a importância dos parceiros e a relevância do trabalho realizado pelo LEAq, principalmente nas pesquisas voltadas para as análises da qualidade de água nos mananciais da Paraíba. Ele ressaltou que o LEAq é uma estrutura de laboratórios da área de ecologia aquática, ecologia toxicológica e ecologia ambiental que com a modernização da Central de Laboratórios Multiusuários (LABMULT), em sua estrutura de pesquisa e análise, também precisou passar por reestruturação, para favorecer principalmente as análises da microscopia, tornando-se também uma área confortável para reuniões.

“Trabalhar com água é trabalhar com a vida. É trabalhar com uma ampla gama de outros profissionais”, destacou acrescentando que pela sua eficiência e capacidade, o laboratório com certificações e capacidade de agregar não apenas biólogos, mais pesquisadores de outras áreas, como engenheiros, químicos, engenheiros industriais, entre outros, ajudará continuará ajudando no desenvolvimento da Paraíba.

O Laboratório de Ecologia Aquática, conforme explicou o professor Etham Barbosa, presta serviço à sociedade e ao estado como um todo, realizado trabalho junto à Cagepa, a AESA e a iniciativa privada, como também se transformado em um imenso formador de recursos humanos de alta qualidade nos cursos de pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento. Ele lembrou que o LEAq sempre fez análise de água para instituições privadas e mesmo para entidades públicas. No entanto, foi durante a crise hídrica ocorrida entre 2012 e 2017 que passou a atuar em uma escala maior, devido às demandas das instituições estaduais que operam nas áreas de água e esgoto.

A LEAq atualmente conta com duas unidades, sendo uma delas no complexo das Três Marias e a outra nas dependências do LABMULT, onde funciona a área mais clássica das análises. A reestruturação do LEAq foi executada graças aos recursos aportados juntos aos parceiros pelos serviços realizados pelo Laboratório em convênios aportados pela Fundação Parque Tecnológico.

A qualidade dos trabalhos realizados pelo LEAq na análise dos recursos hídricos existentes na Paraíba foi atestada pelo diretor da AESA, Alexandre Magno. Em sua fala, ele ressaltou que a Agência sempre procura parceiros dentro da sua própria casa e viu na UEPB uma possibilidade de desenvolver um bom trabalho de gestão de recursos hídricos. A AESA tem uma missão de gestão de recursos de todo o Estado e também, com isso, tratar da qualidade da água para toda a população.

“Durante mais de cinco anos esse trabalho é avaliado pela Agência Nacional das Águas, e conseguimos nota máxima sem nenhuma recomendação ao longo de todos esses anos de trabalho”, relatou Alexandre Magno.

Após os discursos, as autoridades partiram para o corte da fita inaugural, feito pela reitora Celia Regina, pelo professor Etham Barbosa e pelo diretor da AESA, Alexandre Magno. Em seguida, todos(as) conheceram detalhes das novas instalações do Laboratório.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos