Laboratório de histopatologia oral do Departamento de Odontologia é oficialmente reinaugurado após reforma

6 de dezembro de 2022

Uma reunião de professores e estudantes marcou a reabertura oficial do Laboratório de Histopatologia Oral e Imunoistoquímica do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na tarde desta terça-feira (6). O laboratório passou por grande reforma, mas nunca deixou de funcionar, mesmo durante o período mais agudo da pandemia.

A reabertura contou com a presença da professora Ivonildes Fonseca, vice-reitora da UEPB, que foi recebida pelos docentes que atuam no Laboratório: Pollianna Muniz, Cassiano Nonaka, Lennon Cunha e Manuel Gordón. Também esteve presente o professor Gustavo Godoy, ex-docente da UEPB, que hoje, mesmo trabalhando em outra instituição, fez questão de estar presente à ocasião, uma vez que, como ele mesmo relatou, atuou durante muito tempo naquele espaço, sonhou com as melhorias e tem a Instituição como parte de sua história.

A professora Pollianna contou que o Laboratório recebeu quase 700 peças (ou material para biópsia) para análise este ano. O espaço recebe amostras de toda a Paraíba e também de estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Nestes casos, são ex-alunos, hoje atuantes nesses locais, que enviam ou recomentam nosso Laboratório, por saber da nossa seriedade e confiar em nossa expertise”, afirmou.

O Laboratório de Histopatologia Oral e Imunoistoquímica funciona desde 2011, analisando materiais provenientes dos atendimentos da Clínica Escola de Odontologia da UEPB e também de faculdades particulares, de atendimentos odontológicos via Programas de saúde da família (PSF) e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Há dois anos, o Laboratório recebe tais peças via cadastro no Sistema Único de Saúde.

A reforma do Laboratório de Histopatologia proporcionou espaços para pesquisa de estudantes, professores e também um ambiente dedicado às pesquisas dos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Odontologia. Proveu também novos equipamentos, móveis para catalogação e arquivamento de materiais e análises, além de maior harmonização dos recintos para trabalho e refeição.

A professora Ivonildes afirmou estar muito feliz com o que viu e ouviu dos professores patologistas, mesmo sendo de outra área de atuação. “Fico especialmente contente que aqui na UEPB, na Odontologia e neste Laboratório, a saúde não está afastada da questão social. Pelo que vocês me relataram, pela atuação da Clínica Escola e pelo que vi em pesquisas, tudo isso está interligado”, comentou.

Texto e Fotos: Juliana Rosas