LAC divulga serviços durante realização de oficina temática sobre fluxo para vigilância ambiental

8 de outubro de 2024

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou, na manhã desta terça-feira (8), da oficina temática sobre fluxo para vigilância ambiental dos agravos de interesse epidemiológico. A capacitação, promovida pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), aconteceu no Auditório de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Biológicas (CCBS), Câmpus I, e reuniu profissionais da Saúde de 70 municípios que integram a 2ª Magroregião de Saúde da Paraíba.

Durante o evento, a coordenadora do LAC, professora Maricelma Ribeiro Morais, apresentou alguns dos serviços oferecidos a população pelo laboratório da UEPB destinados aos(as) usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela lembrou que o Laboratório de Análises Clínicas realiza gratuitamente a realização de exames, tendo como um dos diferenciais a rapidez na entrega do resultado em até 24h, o que facilita a agilidade do tratamento do paciente. O resultado é liberado de forma on-line, o que dispensa a necessidade do(a) usuário(a) se deslocar até o Laboratório.

Com certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o LAC, conforme enfatizou Maricelma Ribeiro Morais, oferta mais de 30 tipos de exames nas diversas áreas da Saúde, como hematologia, parasitologia, bioquímica, entre outras. Ela também aproveitou o evento para divulgar o trabalho de diagnóstico laboratorial a tuberculose, realizado na UEPB.

“A participação do LAC nessa capacitação está sendo importante no sentido de divulgação de nosso serviço. Nós estamos fazendo o trabalho de diagnóstico laboratorial de tuberculose. E este evento está sendo importante para que toda a comunidade acadêmica e a população tenha conhecimento desse serviço que a gente presta”, destacou.

Sobre os serviços oferecidos pelo LAC, Maricelma Ribeiro Morais destacou a sua relevância para a Saúde dos campinenses e cidades circuvizinhas. “Todos esses exames são oferecidos sem nenhum custo para o(a) paciente que só precisa vir com a requisição do SUS. Ele é atendido de 7h até as 15h. Os exames com 24h já estão liberados. Um passo que a gente deu hoje é que o paciente não precisa vir ao Laboratório para pegar os seus exames. Nós estamos liberando o resultado on-line”, enfatizou.

Como atende a usuários(as) assistidos(as) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o LAC acolhe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com prioridade para os exames solicitados pela Unidade Básica de Saúde que funciona no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB.

A capacitação
A oficina temática sobre fluxo para vigilância ambiental dos agravos de interesse epidemiológico, reuniu cerca de 70 pessoas da 2ª Magroregião de Saúde da Paraíba. O evento foi aberto às 8h30 pelo diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, que deu as boas-vindas aos participantes e explicou a metodologia da capacitação.

Ao longo da manhã uma série de atividades foram realizadas por gerentes e coordenadores do Lacen-PB, com informações sobre assuntos do cotidiano do laboratório, como o Cadastro de Requisições no Sistema GAL, Coleta Acondicionamento e Envio de Amostras, Análises de Biologia Molecular, Investigação Laboratorial da Tuberculose, e Indicadores da Qualidade e Ações Estratégicas.

Bergson Vasconcelos explicou que o objetivo das oficinas é aproximar os municípios do Lacen-PB, apresentando as novas tecnologias disponíveis pelo laboratório. A proposta é fortalecer a vigilância laboratorial, e fazer com que os municípios entendam a importância de melhor interagir com o Laboratório Central. Além disso, as capacitações visam qualificar melhor as amostras e informações, para ajudar o Laboratório efetuar com mais brevidade e assertividade possível, os diagnósticos.

Ao final da oficina, os participantes tiveram direito a certificados.

Texto: Severino Lopes