Lagoa Seca: Câmpus II recebe ação de castração de animais em parceria com o Programa Paraíba Pet

18 de dezembro de 2025

O Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Lagoa Seca, recebeu, na segunda (15) e terça-feira (16), a visita do Castramóvel, um veículo adaptado que faz parte das ações do Programa Paraíba Pet, do Governo do Estado.

Em parceria com o Projeto de Extensão pelo Bem-Estar de Animais Comunitários (PROBEA), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), que já vem atuando como estratégia para a melhoria da saúde única dos animais, a atividade dos agentes do Paraíba Pet teve como finalidade a castração de cães e gatos da Vila Florestal, comunidade localizada no entorno do Câmpus II.

Para a professora Camila Firmino de Azevedo, coordenadora do PROBEA, iniciativas como esta são extremamente importantes, “uma vez que é uma forma de moradores da comunidade castrarem seus animais gratuitamente, o que gera inúmeros benefícios”, disse. Ela explica, ainda, que a castração elimina o risco de gravidez, reduz o número de animais soltos nas ruas, previne diversos tipos de doenças, além de melhorar a saúde e o comportamento do animal castrado.

Ao todo, de 38 cães e gatos inscritos e selecionados, 20 foram efetivamente castrados, pois, de acordo com a professora, após resultados dos hemogramas, alguns não puderam ser submetidos à cirurgia, já que apresentaram plaquetas muito baixas. Na ocasião, a comunidade recebeu materiais educativos e foi orientada sobre guarda responsável, importância da castração e bem-estar animal.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)