Lançado edital com 30 vagas para Especialização em Paleontologia e Conservação do Patrimônio na Paraíba

8 de julho de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), lançou edital para preenchimento de 30 vagas para o curso de Especialização em Paleontologia e Conservação do Patrimônio na Paraíba.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas entre os dias 21 e 31 de julho, no site da FAPESQ e por meio do preenchimento do Formulário on-line de Inscrição, disponível neste endereço eletrônico. O processo seletivo será desenvolvido em duas etapas: análise do pré-projeto de pesquisa (eliminatória) e análise curricular (classificatória).

O curso será ministrado pela UEPB, no âmbito da ação do Complexo Científico do Sertão, em Sousa, e ainda oferecerá bolsa de auxílio estudantil no valor de R$ 1 mil aos(as) estudantes aprovados(as), efetivamente matriculados e com frequência durante o curso.

O público-alvo são os(as) graduados(as) em História, Paleontologia, Biologia, Geografia e áreas afins, que possam desenvolver seus estudos em uma das duas linhas de pesquisa disponíveis: “Paleontologia Geral e da Paraíba” ou “Preservação e conservação do patrimônio paleontológico”, e venham a atuar na conservação do patrimônio paleontológico e arqueológico paraibano.

A formação de recursos humanos qualificados localmente é uma maneira de suprir a necessidade de proteger e valorizar um patrimônio único e frágil, o Vale dos Dinossauros, e demais sítios paraibanos. Conforme o edital, por meio da educação, o estado busca cuidar, compreender e usufruir de forma responsável e benéfica do seu legado paleontológico, transformando-o em um ativo permanente de conhecimento, cultura e progresso para as gerações presentes e futura

Informações completas constam no edital disponível neste LINK e no Manual do Usuário . Outras informações podem ser adquiridas pelo e-mail: programas-projetos@fapesq.rpp.br.

Texto: Giuliana Rodrigues