Limite do Visível: programa do Governo do Estado e UEPB oferta cursos de tecnologia para egressos da rede Estadual

26 de junho de 2023

Com o objetivo de induzir a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento tecnológico e inovação, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está em fase de implantação do programa “Limite do Visível”, que ofertará 160 vagas destinadas a estudantes egressos da rede Estadual de ensino para os cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Foram selecionados para o Programa estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas do Estado entre os anos de 2017 e 2021, que irão receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.000. As aulas serão presenciais e acontecerão no Câmpus V da UEPB, em João Pessoa, a partir do dia 7 de agosto, quando se iniciam as aulas do período letivo 2023.2. Embora as aulas dos cursos devam ocorrer presencialmente, o acompanhamento das atividades pedagógicas e a emissão de diploma será realizado pelo Curso de Computação do Câmpus I e da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

Com a intenção de dialogar sobre as demandas para a instalação dos novos cursos no Câmpus V, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, e a equipe do Programa, estiveram reunidos no dia 20 de junho com o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professor Cleber Salimon, para ajustar os detalhes de infraestrutura para início das aulas dos cursos vinculados ao “Limite do Visível”.

De acordo com o professor Cláudio Furtado, por meio do desenvolvimento do Programa “Limite do Visível”, a SEECT pretende formar 2 mil profissionais até o ano de 2026, iniciando com turmas de 160 estudantes no ano letivo de 2023. A perspectiva é que, por meio desta atuação em parceria com a UEPB, essa iniciativa possa se consolidar e contribuir com a continuidade na formação de egressos da rede estadual, que podem ter apoio para tornar-se profissionais habilitados para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

O “Limite do Visível” oferta o curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo à necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e sociedade. Também é oferecido o curso superior em Ciência de Dados, que tem como objetivo principal formar profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador. Ambos os cursos têm a duração de dois anos, divididos em quatro semestres.

Texto: Juliana Marques