Livro lançado pela EDUEPB é primeiro lugar na categoria de Ciências Sociais Aplicadas do Prêmio Abeu
O livro “Novas rotas da Diáspora Transatlântica: Estados Unidos e Brasil”, de autoria da professora Sueli Meira Liebig e publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) recebeu, na noite de terça-feira (25) o prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), ficando em primeiro lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas.
A cerimônia de entrega da 11ª edição do Prêmio aconteceu no Auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo. A professora Sueli disse que não pôde comparecer ao local, mas ficou muito contente com o reconhecimento do trabalho. “É um livro para ser usado em sala de aula, por estudantes e docentes. Por isso espero que venha a ser publicado também em formato impresso”, comentou a autora.
A professora Sueli, integrante do Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH) e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), relatou que a temática da obra já faz parte dos seus estudos há um bom tempo. Porém, o livro surgiu especialmente após sua pesquisa de pós-doc, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja supervisora, professora Heloísa Toller Gomes, escreve o prefácio.
O professor Alberto Melo, diretor da EDUEPB, afirmou estar muito contente com a premiação. “O prêmio fortalece o papel da Editora Universitária, mas fortalece, especialmente, o talento da autora”, comentou o diretor, desejando que venham mais premiações.
Livro
A obra analisa a literatura negra nos Estados Unidos e no Brasil, destacando sua história, evolução e impacto social. Aborda temas como identidade, resistência, ancestralidade e interseccionalidade, além de comparar os contextos raciais dos dois países. Nos EUA, movimentos como o Harlem Renaissance e o Black Arts Movement marcaram a literatura afro-americana, enquanto no Brasil, autores como Maria Firmina dos Reis e movimentos como o Quilombhoje resgataram a ancestralidade africana e denunciaram o racismo estrutural.
A literatura negra é apresentada no livro da professora Sueli como um instrumento de resistência e transformação social, desafiando estereótipos e promovendo a valorização da cultura afrodescendente. Reune uma extensa bibliografia interdisciplinar sobre literatura negra, feminismo e estudos culturais, ela inclui textos de autores como Sueli Carneiro, Kimberlé Crenshaw e Toni Morrison. Destinado a estudantes e professores de literatura afro-americana, afro-brasileira e estudos culturais pela literatura, a obra busca preencher lacunas da falta de materiais de referência em língua portuguesa para o público não falante da língua inglesa, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e utilizando um projeto gráfico acessível.
Nesta sexta-feira (28), a professora Sueli Meira apresenta “Novas rotas da Diáspora Transatlântica: Estados Unidos e Brasil” em um lançamento coletivo de livros digitais e impressos, a ser realizado às 18h, na sede sociocultural da Adufpb, em João Pessoa. Para ter acesso a este livro, e os demais lançados pela EDUEPB, acesse este LINK.
Texto: Juliana Rosas
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.