Livro publicado pela EDUEPB é finalista em prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) mais uma vez se destaca no cenário nacional da produção editorial acadêmica. A obra “Novas rotas da Diáspora Transatlântica: Estados Unidos e Brasil”, organizada pela professora Sueli Meira Liebig e publicada pela Editora, foi escolhida como finalista na categoria “Ciências Sociais Aplicadas”, da 11ª edição do Prêmio ABEU, concedido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).
A cerimônia de entrega da premiação acontecerá no dia 25 de novembro, às 18h30, no Auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo. O reconhecimento desta obra como finalista reforça o compromisso da EDUEPB com a qualidade editorial e a relevância científica de suas publicações.
O livro propõe uma análise comparatista entre as literaturas afro-americana e afro-brasileira, com ênfase nas rotas textuais, identidades negras, relações de poder, preconceito racial e de gênero, além de discutir a importância dos movimentos Harlem Renaissance e Black Arts Movement. A autora aborda o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos na militância e produção literária negra e o papel das mulheres negras na produção literária e na luta contra a opressão.
O professor Cidoval Morais, que esteve à frente da Editora no período da publicação da obra, celebrou a conquista e ressaltou o crescimento da EDUEPB no cenário nacional. “A EDUEPB alcançou um nível de qualidade que a coloca entre as grandes editoras do país, sejam públicas ou privadas. Essa indicação se insere em um movimento contínuo de reconhecimento da excelência editorial da nossa Universidade, com presença constante em premiações, como o Jabuti Acadêmico”, ressaltou.
Atualmente sob a direção do professor Alberto Melo, a EDUEPB mantém firme o propósito de promover a produção científica e cultural da Universidade. Ele falou sobre a satisfação de ter a obra de Sueli Liebig como indicada ao prêmio, “que também é um testemunho da excelência da EDUEPB na publicação de livros acadêmicos. A UEPB se orgulha da Editora por seu compromisso na disseminação de conhecimento”, salientou o diretor.
O Prêmio ABEU, criado em 2015, é uma das principais distinções do setor editorial universitário brasileiro e tem como objetivo reconhecer a qualidade e o impacto da produção editorial realizada pelas editoras acadêmicas do país.
Confira a lista completa dos finalistas acessando o LINK. Para ter acesso à obra e outros títulos publicados pela EDUEPB, clique AQUI.
Texto: Giuliana Rodrigues
Você precisa fazer login para comentar.