Livro sobre processo na formação de professores é lançado na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire
Será nesta terça-feira (14), às 15h, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o lançamento do livro “Formação Permanente em Escolas: o lugar dos professores no processo formativo”, de autoria do professor e pesquisador Robson Lima de Arruda.
A obra é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) da UEPB. O livro é prefaciado pela professora do Departamento de Comunicação, Robéria Nádia de Araújo Nascimento, que foi a orientadora do autor no mestrado.
Pedagogo, mestre em Formação de Professores e especialista em Educação Básica pela Unipê, Robson Lima de Arruda pretende nesta obra “inspirar os educadores a exercitar a sua crença em novos professores e novos processos formativos”. Para isso, ele parte da constatação de que as formações permanentes são desenvolvidas para os professores e não com os professores.
Robson Lima apresenta a Formação Permanente em Escolas como uma proposta que, segundo ele, rompe com os paradigmas aplicacionistas e reducionistas, valorizando as necessidades que demandam do contexto de atuação dos docentes. Ele ressalta que a escola é vista como lócus de socialização e compartilhamentos, mediados por formadores/assessores do próprio contexto.
No prefácio, a professora Robéria Nádia Araújo, destacou que “ao discorrer sobre a formação permanente em escolas, Robson inspira os educadores ao exercitar a sua crença em ‘novos professores’, desmistificando a ideia de um profissional treinado para os saberes pedagógicos”. Segundo ela, o autor alerta para a necessidade de conhecer o espaço da sala de aula e valorizar a vivência dos mestres. O livro destina-se a professores, especialistas em educação, acadêmicos e pesquisadores interessados na formação permanente.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.