MAPP encerra programação alusiva à 19ª Semana Nacional dos Museus com avaliação positiva

24 de maio de 2021

Na noite do último sábado (22), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, procedeu com o encerramento da programação referente à 19ª Semana Nacional dos Museus. As atividades começaram na segunda-feira (17), abrangendo palestras e apresentações artísticas on-line, além de uma projeção mapeada que trouxe cor e movimento à fachada do MAPP, exibindo os acervos do Museu para todos que passassem pelo Açude Velho, no horário das 18h às 20h. Todas as ações dispuseram de uma equipe presencial mínima, em decorrência da pandemia da Covid-19, e a veiculação delas ficou a cargo da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, pelos canais da Rede UEPB no YouTube e Facebook.
A mesa de encerramento contou com a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, o pró-reitor de Cultura da Instituição, professor José Cristóvão de Andrade, o pró-reitor adjunto de Cultura e diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva, e os curadores da sala de Artesanato e Cordel, Chico Pereira e Joseilda Diniz, respectivamente.
Em sua fala, a reitora expressou felicidade e orgulho pelo excelente trabalho feito pelas equipes do MAPP e da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB, ao longo da Semana. “Os museus cumprem um papel muito importante. Eles permitem que o conhecimento acerca do passado possa explicar o que está acontecendo no presente e que novos saberes sejam disponibilizados no futuro, para as próximas gerações”, informou. A respeito do momento atual, a reitora apontou ser um período sobremodo difícil, que implicou em reinvenção nos mais diversos âmbitos. “Não pudemos deixar o nosso museu com acesso livre, em razão de evitarmos as aglomerações, mas ele não parou e compareceu à Semana. Promoveu debates proveitosos, com temas pertinentes. E, a projeção mapeada, que mostrou quão rico culturalmente é o nosso MAPP, trouxe, ainda, um pouco de Arte e alegria para o nosso povo”, acrescentou.
Já a explanação do professor Chico foi centrada principalmente no que se relaciona à preservação patrimonial. “Primeiro, gostaria de salientar o quanto a Instituição se destaca nessa circunstância adversa que temos vivido, pois diariamente vejo notícias da UEPB fazendo a sua parte pela sociedade paraibana. E com o Museu não foi diferente. Tenho certeza que Oscar Niemeyer ficaria alegre ao saber que sua obra foi suporte para essa projeção eletrônica, ocorrida no MAPP. As ações empreendidas durante esse evento me fizeram pensar sobre alguns locais em Campina que estão abandonados, como a Estação Ferroviária, e a necessidade que temos de conservação e ativação desses espaços”, relatou. Segundo ele, a cidade precisa de um Museu de Ciências Naturais, para que a museologia avance, não fique restrita apenas ao que já existe. “Seria formidável se a UEPB, em um projeto coletivo, com a Prefeitura, o Estado, as universidades, tivesse um protagonismo nesse sentido”, assinalou.
Para o pró-reitor de Cultura, por meio da execução da Semana, a UEPB reafirmou seu compromisso com o cenário artístico do município, sendo diligente e atuante também no fortalecimento da museologia local. “A Semana significou energia para o segmento e diálogos que nos estimularam em busca de soluções. Embora o acesso presencial esteja vedado, a população conseguiu ver uma boa amostra do que tem nessa casa bonita, chamada Museu de Arte Popular da Paraíba”, disse.
A professora Joseilda Diniz endossou as palavras dos presentes, enfatizando que, mesmo de portas fechadas, o Museu continuou sua missão de ser uma célula viva, sempre em movimento em favor da Arte e da celebração dos artistas paraibanos. “A Semana foi uma iniciativa feliz, trazendo para o público o verdadeiro papel do museu, não só por sua bela arquitetura, mas pelo seu caráter social, de salvaguarda das memórias coletivas”, afirmou.
Finalizando o evento, o diretor do MAPP ressaltou a sensibilidade e total adesão da reitoria para a plena realização e o bom andamento da Semana. “Desde o começo, recebemos todo o auxílio de que necessitamos. A iniciativa deixou vários pontos para refletirmos. O MAPP tem muito potencial para fazer circular boas ideias, promover ações educativas e pedagógicas. Pudemos conhecer o Museu de História Natural da UEPB, coordenado pelo professor Juvandi e que deve ser integrado. Temos uma enorme quantidade de artistas, pessoas que têm uma produção extraordinária, mas que não fizeram sucesso na grande mídia, mas existiram, existem e merecem também dispor desse aplauso do Museu. É imprescindível realçar nossa curadoria de Artesanato, para que as exposições no setor identifiquem a história e o lugar do artesão paraibano, entre outros tópicos de relevância”, listou Pereira.
Mais sobre a 19ª Semana Nacional dos Museus
Proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana trouxe como eixo “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. Na UEPB, ela contemplou uma intensa programação. Além daqueles que estavam à mesa de encerramento, igualmente participaram das atividades a vice-reitora da UEPB, Vânia Fonseca, a pró-reitora de Extensão, Socorro Barbosa, Sílvia Regina da Mota Rocha, Sérgio Nascimento, Fabiano Quaresma, Vladimir Silva, Ivan Dias, Sandrinho Dupan, Rebeca Souza e Juvandi de Souza Santos. E ainda: Luíra Freire, Luciano de Sousa e Silva, Angelo Rafael, Carlos Alan Peres, Mário Chagas, Kydelmir Dantas, Marconi Araújo, Alfrânio de Brito, Annecy Venâncio, Claudete Gomes, Jota Lima, Chico D’Assis, Vanuza Vieira, Raniery Abrantes, Pádua El Gorrion, Rubens do Valle, bem como os emboladores de Coco, Will e Condor, entre outros.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Reprodução Rede UEPB