MAPP tem programação com lançamento de livro, feira criativa e apresentações culturais

11 de julho de 2025

Lançamento de livro, feira e diversas apresentações culturais compõem a programação de fim de semana do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Como de costume, a entrada é franca.

No sábado (12), às 19h, o jornalista Antônio Nunes lança “Família, educação e cidadania”, pela RG Editora. A publicação conta com 107 páginas, tem capa de Pedro Paulo dos Santos Veloso e resulta de um trabalho do autor como integrante da Escola de Pais do Brasil (EPB), por mais de 35 anos, junto às famílias. O livro é útil para qualquer pessoa que se interesse pelo tema, sobretudo para pais, mães e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, segundo Antônio.

“Procurei usar a linguagem mais simples possível, para não fugir à minha própria simplicidade e, desta forma, facilitar o entendimento do maior número de pessoas de todas as classes sociais. A intenção é repassar o que foi aprendido durante uma longa caminhada, cujo aprendizado devo muito à Escola de Pais do Brasil, que me deu oportunidade de partilhar e trocar experiências, possibilitando uma melhor convivência com minha família e com as outras”, explicou.

Alguns aspectos abordados pela obra são o uso ético e racional das novas tecnologias, a construção da família, a educação como a força que desencadeia a independência, a ascensão do crack e o porquê do uso de drogas, principalmente pela juventude. O prefácio é assinado pelo professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Nunes.

“Família, educação e cidadania” é o primeiro livro de Antônio Nunes, sendo que ele planeja lançar outro em breve, versando sobre a linguagem popular nordestina. Natural de Itapetim (PE), o autor é especialista em Comunicação Educacional, além de músico e professor. Trabalhou em diversos jornais da Rainha da Borborema. É representante Nacional da Escola de Pais do Brasil e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba, bem como fundador e ex-presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI). O lançamento dispõe do apoio da União dos Comunicadores do Brasil (Unicom/Regional Campina Grande) e da EPB.

18ª Feira Múltiplos Criativos
Também no sábado (12), começa no MAPP a 18ª Feira Múltiplos Criativos, sob a coordenação de Reges Gonçalves. A iniciativa segue até o domingo (13), acontecendo nestes dois dias, das 11h às 20h, movimentando a área inferior do Museu com artesanato, gastronomia, vestuário, estamparia, acessórios, perfumaria e produtos de beleza, itens místicos e religiosos. Diversas apresentações artísticas estão previstas.

No primeiro dia, por exemplo, os cantores Léo Cruz e Ernande Veras se revezarão no palco a partir das 17h; já no dia seguinte, haverá uma exibição de dança cigana, iniciando no mesmo horário, havendo, posteriormente, uma sessão de música eletrônica comandada pela DJ FlôCore.

Reges Gonçalves destacou que a 18ª edição traz como novidade a terapeuta e taróloga Diana Siqueira. “Ela estará não apenas expondo produtos místicos, como também fazendo leitura de tarô e outros atendimentos. No stand Luar de Diana, ela ficará à disposição dos visitantes para esclarecer diversos temas relacionados à terapia holística e os benefícios desta prática”, informou. O evento é aberto e conta com o apoio do MAPP, da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações podem ser adquiridas na rede social @movimentomultiplos.

Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal)