Melhores invenções conquistam 4º Prêmio de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba

Melhores invenções conquistam 4º Prêmio de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba
17 de outubro de 2025

Uma ideia iluminada e o protagonismo da inovação. Tecnologias com potencial para contribuir para o desenvolvimento do país e resolver demandas que impactam na vida da população. Em uma manhã de celebração e reconhecimento dos trabalhos científicos, as tecnologias inovadoras e a valorização dos esforços, do talento e da criatividade, a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), anunciou, na manhã desta sexta-feira (17), os(as) vencedores(as) da 4ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB.

A cerimônia de entrega do prêmio que transforma boas ideias em troféus, e valoriza as melhores invenções realizadas por cientistas e pesquisadores(as) da Universidade, além de fomentar a pesquisa e a inovação no ambiente acadêmico, aconteceu no auditório do Sebrae, em Campina Grande. O evento, presidido pela reitora Celia Regina Diniz, reuniu pesquisadores(as), docentes, pró-reitores(as), o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), professor Rangel Junior; o diretor do Sebrae Campina Grande, João Alberto; e convidados(as).

Em sua 4ª edição, o prêmio reconheceu os melhores trabalhos nas categorias “Melhor Pedido de Patente”, “Melhor Programa de Computador”, “Melhor Pedido de Desenho Industrial” e “Programa de Pós-graduação com maior número de docentes com tecnologias depositadas no INPI”. Além disso, foram entregues cinco cartas patentes concedidas em 2025, celebrando conquistas no campo da inovação tecnológica. Ao todo, 26 trabalhos na área de tecnologia foram inscritos e concorreram a premiação que inovou em seu formato. Destes, 12 foram premiados e saíram do evento com um troféu na mão e a certeza de ter o seu trabalho reconhecido.

O evento foi aberto pela professora Simone Silva dos Santos Lopes, coordenadora de Propriedade Intelectual da Inovatec. Idealizadora do Prêmio, Simone Lopes destacou que a cada ano a UEPB vem crescendo com o número de patentes depositadas junto ao INPI, como reflexo dessa premiação. Em sua fala ela ressaltou que a premiação demonstra a característica de uma Universidade empreendedora, cujas pesquisas cada dia mais se tornam em nível de excelência com potencial de realmente cumprir o papel social da Instituição.

Ela reafirmou ainda que a iniciativa é a culminância de 10 anos de trabalho da Inovatec, que tem um grande potencial tecnológico protegido pelo INPI. “Esse prêmio é um reconhecimento à Universidade e a esses inventores que se dedicam além do trabalho do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação na Universidade”, disse. Simone acrescentou que com essa iniciativa da Inovatec, a UEPB demonstra seu compromisso com a inovação tecnológica e a proteção da propriedade intelectual, incentivando a comunidade acadêmica a contribuir para o desenvolvimento do estado e do país.

Uma das incentivadoras do Prêmio, a reitora Celia Regina Diniz aproveitou a ocasião para destacar o potencial das pesquisas desenvolvidas na UEPB, utilizando tecnologia de ponta, com a finalidade de apresentar respostas para demandas do país. E citou como exemplo, o recente trabalho desenvolvido por pesquisadores(as) do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), que criaram um método rápido, simples e barato que detecta metanol em bebidas alcoólicas. A tecnologia ganhou ampla repercussão nacional.

A reitora fez questão de parabenizar todos os(as) docentes e técnicos(as) por fazerem a inovação tecnológica na UEPB, e ainda todos os(as) pesquisadores(as) do ecossistema tecnológico da Instituição e da Paraíba. “Dizer que é um momento de alegria. A UEPB é uma Instituição que vai completar 60 anos, mas nós somos ainda novos na pós-graduação. Nós vamos fazer 20 anos de atuação. Mas, mostramos a todo o país a importância de como a nossa Universidade é gigante. A Universidade Estadual da Paraíba é matéria nacional em inovação tecnológica, porque a gente faz com muito compromisso, com muita seriedade a pesquisa, a inovação, o ensino e a extensão. Tudo isso é feito buscando respostas efetivas às demandas da nossa sociedade”, destacou a reitora.

Coordenador de Empreendedorismo da Agência, professor Josemir Moura Maia, disse que a UEPB ganha muito com essa premiação. Primeiramente, por dar visibilidade a boas ideias, além de estimular os(as) pesquisadores(as) da Instituição a quererem proteger a inteligência institucional. “Nós temos muita pesquisa qualificada na Instituição, mas uma grande parte dela ainda não chega na indústria. O essencial para ela passar de pesquisa para a aplicação industrial, passa pela proteção da inteligência”, destacou.

O diretor do Sebrae em Campina Grande, João Alberto, destacou a importância da inovação para o desenvolvimento do país, e o trabalho realizado pela UEPB nessa área, com potencial indiscutível. O presidente da Fapesq, professor Rangel Junior, também enalteceu a iniciativa da Inovatec e destacou o potencial dos(as) pesquisadores(as) que trabalham com inovação e tecnologias revolucionárias.

Palestra e premiação

Antes de serem anunciados os(as) vencedores(as), aconteceu a palestra “O Poder do Ecossistema das Startup”, ministrada pelo publicitário Paulo Buso. Em sua palestra ele destacou como o ecossistema de startups tem avançado. Durante sua fala, ele apresentou dados mostrando, por exemplo, que 80% das startups estão focadas no Sul e Sudeste, e no Brasil o principal segmento que utiliza tecnologia de inovação é a educação.

O momento mais aguardado foi a entrega do prêmio aos(às) pesquisadores(as) que tiveram suas invenções reconhecidas no ano de 2024 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Antes de serem abertos os envelopes, Yeda Albuquerque, coordenadora de transferência de tecnologias da Agência, detalhou a metodologia da edição deste ano e os critérios usados para definir os melhores trabalhos. Em sua apresentação, ela ressaltou o compromisso da UEPB em fomentar a tecnologia.

Em meio à expectativa, a professora Simone Lopes recebeu uma homenagem com a entrega de flores pelo trabalho à frente da Inovatec. Ela também fez a entrega das novas cartas de patentes aos(às) inventores(as) da UEPB que desenvolveram trabalhos reconhecidos em 2024.

Entre os(as) premiados, destaque para a pesquisa “Configuração Aplicada em equipamento digital para análise de concentração de biomassa no processo de fermentação alcoólica”, que teve como inventores os professores João Victor Medeiros Mariz, José Felix de Brito Neto, José Germano Veras Neto, Mário Cesar Ugulino de Araújo, Raison de Oliveira Ramos, Sofacles Figueredo Carneiro Soares e Valber Elias de Almeida. Considerada inovadora, essa pesquisa conquistou o 1º lugar na categoria “Melhor Desenho Industrial”.

Na categoria “Registro de Programa de Computador”, o 1º Lugar foi conquistado pelo trabalho “Derma: sistema de diagnóstico assistido por computador”, desenvolvido pelos pesquisadores Aleksandro da Costa Fabrício, José Alberto Souza Paulino, Luiz Thiago Costa Henrique e Robson Pequeno de Sousa.

Na categoria “Pedido de Patente”, o 1º lugar ficou com o trabalho “Instrumento Automatizado e Método para Análise de Ângulo de Contato”, desenvolvido pelos cientistas André Oliveira da Costa, Arthur de Sousa Ferreira, Arthur Lima Oliveira, Carlos Antônio Ferreira de Lima, Keila Machado de Medeiros, Railson de Oliveira Ramos e Valber Elias de Almeida. Por fim, foram conhecidos os três vencedores na categoria “Programa de Pós-graduação. O 1º Lugar ficou com o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), com nove pedidos de proteção.

Desde a sua primeira edição, a premiação que homenageia, valoriza, reconhece e recompensa as melhores invenções tecnológicas e os esforços bem sucedidos dos(as) docentes, discentes e servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) que realizam pesquisas inovadoras na Universidade Estadual da Paraíba, com pedidos de proteção intelectual depositados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Em quatro edições, o Prêmio Inovação Tecnológica da UEPB já reconheceu o trabalho de 40 pesquisadores(as), sendo 10 na 3ª edição do prêmio, realizada no ano passado; nove premiados na 2ª edição, e nove premiados na 1ª edição, além dos 12 na edição deste ano.

Desde a sua origem, o Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB reconhece os esforços notáveis de pesquisadores(as) e programas de pesquisa, impulsionando o desenvolvimento tecnológico. Diante do sucesso da edição deste ano, a Inovatec já começou a pensar na edição de 2026.

Confira todos os premiados na galeria de fotos clicando neste LINK.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos