Membros do COP escolhem nova coordenação e debatem sobre orçamento da UEPB para 2021

4 de setembro de 2020

O Comitê do Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu de forma virtual, na manhã desta sexta-feira (4), para discutir os dados referentes ao orçamento da Instituição previsto para 2020 e escolher seus novos coordenadores. A reunião, conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Luciano Albino, e pela pró-reitora adjunta, Pollyanna Xavier, reuniu técnicos, docentes e discentes representantes de todos os Centros da UEPB.

Durante o encontro, realizado por meio da plataforma digital Google Meet, foi discutido sobre a função do Comitê, os dados sobre o orçamento e a relação da UEPB com o Governo do Estado. Os membros do Comitê também se debruçaram sobre as limitações orçamentárias da Universidade e discutiram questões relacionadas a proposta orçamentária para o próximo ano, envolvendo a previsão de despesas para o exercício 2021.

Os integrantes do Comitê também definiram sua nova coordenação, tendo disso escolhidos para a função os professores Geraldo Medeiros e José Humberto. “Foi um largo debate sobre a importância da transparência pública, sobre a importância do Orçamento Participativo e de como o envolvimento da comunidade universitária na discussão orçamentária é uma questão importante”, destacou o professor Luciano Albino.

Luciano também enfatizou a preocupação da gestão atual com a transparência dos recursos públicos e de como as informações relativas ao financeiro e ao orçamento sempre foram apresentadas com frequência, através das prestações de contas e das informações no Portal da Transparência. Para o professor Luciano Albino, o envolvimento da comunidade universitária por meio Comitê Orçamento Participativo é fundamental para manter essa linha democrática.

Texto: Severino Lopes