Mesa-redonda e homenagens marcam comemorações dos 50 anos do curso de Química da Universidade Estadual
Memórias, histórias, conhecimentos, desafios e novas perspectivas. O curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está completando 50 anos de existência. Para comemorar a data, uma mesa-redonda foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), na Biblioteca do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com a participação de estudantes, egressos, docentes e técnicos(as) administrativos(as) que fizeram e fazem parte da história do curso.
O evento, que aconteceu dentro da extensa programação do 4º Congresso Universitário UEPB, mostrou aos participantes a importância da formação do profissional de Química para a sociedade. Durante a mesa-redonda diversos docentes convidados(as), a exemplo da professora Rochane Villarim, e dos professores Germano Veras e Gilberlândio Nunes, destacaram a trajetória, os desafios e a relevância do curso e a qualidade dos profissionais formados na UEPB.
O coordenador do curso, professor Deoclecio Ferreira de Brito, disse que o evento foi um momento de celebração e um momento para homenagear os professores que ajudaram a criar o curso. Ao longo do evento, os(as) convidados(as) também puderam fazer uma exposição sobre os desafios enfrentados pelo curso nos dias atuais, principalmente o de continuar formando profissionais extremamente capacitados.
Conforme observou o professor Deoclécio Ferreira, combater a evasão que em alguns momentos chega a ser considerada elevada é um dos gargalos observados durante esse debate. O evento também comemorou conquistas, vitórias e o sucesso de muitos(as) estudantes, principalmente com a formação de bons(as) profissionais consolidados(as) no mercado de trabalho, tanto como docentes e pesquisadores(as).
O curso de Química da UEPB foi formado em 1974 e ao longo de cinco décadas já formou centenas de profissionais que hoje estão no mercado de trabalho. Atualmente, 321 estudantes estão matriculados(as), sendo o 3º do CCT com mais discentes matriculados(as). O corpo docente é formado por 21 professores(as) efetivos(as), dos quais, 16 são doutores, três mestres e dois especialistas, além dos(as) professores(as) substitutos(as).
“A gente está comemorando os 50 anos durante o ano todo, mas a culminância do evento a gente está fazendo hoje”, frisou o professor Deoclécio Ferreira. Como parte da programação do Congresso e das comemorações dos 50 anos do curso, aconteceu o 1º Encontro de Química Computacional da UEPB. O evento, realizado no Centro de Ciências e Tecnologia conta com palestras, apresentações de trabalhos na modalidade pôster e minicursos.
Texto e fotos: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.