Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física oferece 10 vagas para polo da Universidade Estadual da Paraíba

4 de setembro de 2024

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com inscrição aberta para seu processo seletivo. Estão sendo oferecidas 10 vagas e as inscrições seguem até 24 de setembro. As aulas terão início no primeiro semestre de 2025.

A inscrição para o processo seletivo deve ser realizada em formulário on-line disponível no site da SBF: http://www.sbfisica.org.br/mnpef. A entrega da documentação e a realização das provas devem ocorrer no polo em que o candidato fizer sua inscrição.

O MNPEF é um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Este mestrado é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na Educação Básica ou em Ciências no Ensino Fundamental, e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último período desses cursos.

O processo seletivo será realizado em um dos dois grupos. No grupo 1, a primeira etapa consistirá de uma Prova Escrita Nacional e a segunda de uma Prova de Defesa de Memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório. No grupo 2, a primeira etapa consistirá de uma Prova de Análise de Currículo e a segunda de uma Prova de Defesa de Memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório. O grupo 1 é destinado à ampla concorrência e os candidatos aprovados preencherão 70% das vagas disponíveis no polo.

O grupo 2 é destinado exclusivamente a docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores de diploma de Licenciatura em Física ou Química ou Matemática ou de graduação em áreas das ciências exatas e/ou tecnológicas com complementação pedagógica. Os candidatos aprovados neste grupo preencherão 30% das vagas disponíveis em cada polo.

As informações completas estão disponíveis nos editais.
Nacional: edital MNPEF – SBF nº 02/2024
Local: Edital complementar MNPEF – UEPB nº 01/2024