Mostra de extensão, exposição e Pitchday Acelera-I animam a tarde do primeiro dia do 3º Congresso Universitário
Você chega e Marinês, Jackson do Pandeiro e Sivuca lhe recepcionam. Assim são recebidos os visitantes e participantes do 3º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estamos falando das figuras representadas por bonecos destes artistas da música paraibana, que fazem parte da Mostra de artes visuais e midiática do Projeto Campina Cultural, em exposição no térreo da Central Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande.
Na tarde desta segunda-feira (6), primeiro dia do Congresso, fizeram parte da programação a apresentação de trabalhos do Encontro de Iniciação Científica (ENIC); palestra do 6º Simpósio de Fisioterapia; apresentação de trabalhos do 1º Encontro de Monitoria da UEPB; Mostra de extensão do SEMEX; Mostra UEPB em ação: Produtos e ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID e Residência Pedagógica (RP); 2º Seminário de Cultura e Arte da UEPB; Exposição das atividades culturais da PROCULT; Mostra de artes visuais e midiática do Projeto Campina Cultural; 1ª Semana da Biblioteca no Congresso Universitário da UEPB: Informação, Interação e Prática; minicursos; oficinas; Pitchday Acelera-I, com apresentação dos Pitchs pelas Startups; e a Exposição fotográfica: Fotografia em transformação, na 4ª Grão Fino – Semana de Fotografia
Mostra de extensão
Um dos estantes mais visitados na tarde desta segunda (6) era o que continha projetos do programa de extensão Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBES), onde atuam 10 projetos que vão de ergonomia, primeiros socorros a acidentes perfurocortantes, entre outros. Miquéias Almeida, estudante de Odontologia do Câmpus I, afirmou que o que se via era uma mostra do que os projetos desenvolvem durante todo o ano na Extensão.
Uma das atividades que estavam sendo feitas era a oferta de testes rápidos e gratuitos de de HIV, sífilis, hepatites B e C, que faz parte do projeto “Prevenção e assistência aos acidentes com riscos biológicos e materiais perfurocortantes”. Miqueias explicou que o projeto atende também atende profissionais de Odontologia que tenham sofrido algum acidente em consultório durante a manipulação de instrumentos perfuroconrtabtes, sendo o NUBES uma referência em Campina Grande para pessoas que se acidentam em consultórios odontológicos. O projeto tem também uma parceria com o curso de Psicologia, que fazem o aporte psicológico nos casos de pacientes com testes reagentes.
Já Antonio Amancio da Silva Neto, estudante do 10º período de Odontologia, e bolsista do projeto “Primeiros socorros em Odontologia: discussão, prevenção e capacitação”, explicou o uso dos materiais que estavam em exposição, como um desfibrilador e busto para realização de massagem cardiopulmonar. Nem sempre tais materiais estão presentes em consultórios, mas ele explica que o profissional de Odontologia necessita desta capacitação e estar preparado para ocorrências. E “a partir de uma anamnese bem feita, podemos nos se preparar melhor. Por exemplo, no caso de paciente hipertenso, algumas classes de anestésico ele não vai poder usar”, explicou o bolsista.
Acelera-i
No Pitchday Acelera-I, com apresentação dos pitchs pelas Startups, estas só tinham alguns minutos para convencer a banca e ganhar a atenção da plateia. Pitch de vendas é justamente um discurso objetivo e de curta duração, usado para fazer com que o cliente em potencial se interesse pelo produto ou serviço oferecido.
O Centro de Incubação Empresarial da Paraíba (CIEPB), setor da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da UEPB, lançou este ano o Acelera-i, programa de aceleração de ideias inovadoras que tem o objetivo de apoiar empreendedores, spinoffs acadêmicas e startups em estágio inicial a desenvolverem seus negócios.
De acordo com o CIEPB, o Acelera-i oferecerá uma série de benefícios, incluindo mentoria de especialistas, capacitação empresarial, orientação à investimento e networking. O projeto tem sido desenvolvido desde agosto e teve seu encerramento será neste 3º Congresso Universitário da UEPB. “Acreditamos que o Acelera-i é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de novos negócios na UEPB, disse o professor Josemir Maia, professor da UEPB e responsável pela atividade.
Para saber mais sobre o congresso, acesse este link e confira a programação AQUI.
Texto e fotos: Juliana Rosas
Você precisa fazer login para comentar.