Museu de Arte Popular da Paraíba integra 19ª Semana Nacional dos Museus até este sábado, (22)

19 de maio de 2021

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é parte da 19ª Semana Nacional dos Museus, com uma programação online que segue até este sábado (22). Proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana traz como temática “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar” e diversas palestras e apresentações artísticas estão ocorrendo nesse sentido. A transmissão, via Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), pode ser acompanhada nos canais da Rede UEPB, tanto no YouTube, como no Facebook.  Todas as atividades desenvolvidas têm uma equipe presencial mínima, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Além dessas ações, está acontecendo uma projeção mapeada no prédio do Museu, destacando as iniciativas do MAPP nos últimos anos. Conferindo novas cores e imagens várias ao local, a projeção também vai até o sábado (22), sempre no período das 18h às 20h. Através dela, será feita uma homenagem ao cantor Cassiano, nesta quarta-feira (19). O artista, que era natural de Campina Grande, faleceu este mês.
Na quarta, igualmente, às 16h, o professor Juvandi de Souza Santos estará em uma live versando sobre “A contemporaneidade do Museu de História Natural da UEPB”. Participarão do debate, a pesquisadora Luíra Freire e o diretor do MAPP, José Pereira da Silva.
Já na quinta-feira (20), às 16h, os artesãos Sérgio Nascimento e Fabiano Quaresma discorrerão acerca do tópico “O artesanato paraibano e o seu diálogo com as ações realizadas pelo MAPP”. À frente da mesa estará o professor Pereira. Às 18h, ocorrerá a live “A música popular brasileira (paraibanos) e as exposições realizadas pelo MAPP: socializando o produzido e vivenciado”, com o maestro Vladimir Silva (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG) e Ivan Dias (SP), idealizador do site “Forró em Vinil”, colecionador de arquivos digitais e pesquisador. A moderação caberá a Sandrinho Dupan, um dos curadores da Sala de Música do MAPP.
Na sexta (21), às 16h, a programação segue com a live “Diálogo poético em torno dos motes”, trazendo uma espécie de conversa rimada entre bardos, em uma mesa de glosas. Integrarão a atividade Joseilda Diniz e Alfrânio de Brito, curadores da área de Cordel do MAPP, Annecy Venâncio, Claudete Gomes, Jota Lima, Chico D’Assis, Marconi Araújo, Kydelmir Dantas, Raniery Abrantes, Pádua El Gorrion e Rubens do Valle, além dos emboladores de Coco, Will e Condor. Em seguida, às 18h, a mesa terá como componentes o diretor do Museu da República e servidor do IBRAM, Mário Chagas, e o professor Chico Pereira, curador da Sala de Artesanato do MAPP. A explanação dos dois se dará em relação ao tema “Recriando e Imaginando os Museus Brasileiros”.
No sábado (22), às 19h, a palestra de encerramento será conduzida pelo pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade, e o diretor do MAPP, que também é pró-reitor adjunto de Cultura. Terá vez, como tópico norteador da ocasião, “O lugar do Museu de Arte Popular da Paraíba na museologia paraibana”.
Anteriormente
A mesa de abertura do evento, na segunda (17), contou com a vice-reitora da UEPB, Vânia Fonseca, com o diretor do MAPP, com a pró-reitora de Extensão, Socorro Barbosa, e com o curador da Sala de Artesanato do MAPP, Chico Pereira. O tema abordado na oportunidade foi “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. A explanação ficou a cargo de Luciano de Sousa e Silva, oriundo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PB).
Na terça-feira (18), esteve na programação a docente Sílvia Regina da Mota Rocha, conhecida por sua vasta atuação no universo da Arte no Estado, em especial nas áreas de gestão museológica, conservação e restauro de bens culturais móveis e integrados. Figurou à mesa, igualmente, o diretor do Teatro Municipal Severino Cabral, Carlos Alan Peres. A moderação coube ao professor Pereira.
Em ambos os dias, a “plateia” online foi calorosa e receptiva. Passaram por ela, professores, músicos, produtores culturais, poetas, artistas plásticos e servidores da Universidade Estadual da Paraíba, entre outros.
Texto: Oziella Inocêncio