Museu de Arte Popular da Paraíba recebe espetáculo “A Causa Secreta” do Coletivo Alfenim
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foi o local escolhido pelo Coletivo Alfenim para encerrar a temporada de apresentações do espetáculo “A Causa Secreta”, nesta sexta-feira (8), às 19h30. A montagem é inspirada em um conto do Bruxo do Cosme Velho — como era conhecido o escritor Machado de Assis — e tem entrada franca.
Segundo o ator Murilo Franco, a peça propõe uma reflexão acerca do sadismo e da opressão de gênero na sociedade brasileira. A dramaturgia e direção é de Márcio Marciano. “Perversões, crueldade e outros elementos que caracterizam as relações de poder, tanto públicas quanto privadas, são as abordagens trazidas pela narrativa”, pontuou Murilo.
Tudo começa com um improvável triângulo amoroso, entre um médico, uma mulher doente e seu marido obcecado por experimentos científicos. “Desse modo, a encenação assume o formato de uma noite de variedades, apresentada por uma fictícia ‘Companhia São Januário de Extravagâncias’, com números como atirador de facas e atos de desaparecimento”, informou. Ao longo da trama, outros gênios literários são invocados: são referenciados Cecília Meireles, Pagu, Shakespeare e Baudelaire, no sentido de reforçar a crítica ao papel subalterno imposto às mulheres.
“Com 18 anos de trajetória, o Coletivo Alfenim reafirma, com este trabalho, seu compromisso com o teatro político e autoral, destacando temas urgentes. Não existem obras apolíticas, mas algumas podem ser mais sutis, digamos assim. Toda arte é como uma carta endereçada a quem está vendo, e aquilo comunica um pensamento, uma visão de mundo. No caso do Alfenim, desde o início já é uma proposta do grupo fazer um teatro épico, dialético e que se posiciona para pensar e refletir sobre grandes questões vivenciadas em nosso País”, disse.
Murilo detalhou que o espectador mais desavisado, pode ficar preso na superfície do enredo taciturno delineado por Machado, já que o texto é muito envolvente. “A atmosfera sombria criada na peça é bem interessante, mas, na verdade, no panorama maior, é possível entender o que está havendo, que é uma espécie de exposição e categorização das perversões dos personagens que habitam o Brasil até hoje”, apontou.
O projeto “A Causa Secreta – Temporada e Circulação” é realizado com recursos da emenda parlamentar 12710008, de autoria do deputado Luiz Couto, e dispõe do incentivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além de João Pessoa, a montagem passou pelas cidades de Alagoa Grande, Cajazeiras, Cabedelo, Guarabira, Areia e Sousa.
“Encerrar esta turnê em Campina é um presente porque o Alfenim é sempre muito bem recebido aqui. Ficamos felizes pela oportunidade de circular com ‘A Causa Secreta’ pela Paraíba. É fundamental que a arte possa chegar aos mais variados pontos do nosso Estado e o ideal é que seja gratuita. A forma carinhosa com que o público tem acolhido o espetáculo, faz valer a pena o desafio de transformar em teatro esse conto de Machado, algo que empreendemos, inclusive, em um momento complicado, quando o grupo estava praticamente sem recursos. São as iniciativas públicas sensíveis à produção artística, como foi o caso dessa emenda, que proporcionam a sobrevivência de determinadas expressões criativas, notadamente daquelas fora do mainstream. O Alfenim é referência no Brasil, tem uma produção anual e, mesmo assim, nos últimos anos passamos por um quadro difícil em relação ao financiamento”, assinalou.
Além de Murilo, integram o elenco Adriano Cabral, Edson Albuquerque e Paula Coelho. A trilha do espetáculo é original, sendo sua execução ao vivo feita por Kevin Melo. Figurinos e adereços, iluminação, e cenografia e cenotécnica, ficaram a cargo de João Marcelino, Ronaldo Costa e Márcio Marciano, respectivamente. As máscaras são de Andrea Oliveira e a produção de Gabriela Arruda. Outras informações podem ser adquiridas através da rede social @coletivoalfenim.
Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Thereza Helena
Você precisa fazer login para comentar.