Museu de Arte Popular da Paraíba recebe Savanna Aires no Projeto Palco do Choro, nesta sexta-feira

28 de agosto de 2025

Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá mais uma edição do Projeto Palco do Choro. A convidada da noite, desta feita, será a artista Savanna Aires. A entrada é franca.

Integrante do Chorata, Victor Herbert destacou que promover o reencontro do povo com sua cultura é uma das premissas da iniciativa. “Afinal, o Chorinho é o primeiro gênero 100% brasileiro, e ele muito nos orgulha. É expressivo, de difícil execução, respeitado no mundo todo. O Chorata vem realizando essas atividades desde 2007, estando em inúmeros locais da cidade, com a característica de proporcionar amplo acesso ao público, a exemplo do MAPP, Sesc, entre outros. Mais recentemente, temos nos apresentado no Teatro Municipal Severino Cabral, desenvolvendo uma comemoração referente ao Dia Nacional do Choro. Já vamos entrar agora no quinto ano de promoção desta iniciativa e a aceitação do público é gigantesca. Nos dois últimos eventos, o Teatro lotou e isso até certo tempo atrás era algo impensável, quando se falava em um grupo de Choro”, informou.

Victor acrescentou que o Chorata tem feito a divulgação do Choro de um jeito orgânico, natural, chamando a atenção das pessoas para a boa música, sempre buscando a excelência. “Ficamos muito felizes com os resultados. Há quem venha conversar com a gente, dizer que passou a conhecer e gostar do Chorinho através do nosso trabalho. Nossa atividade é constante, o Chorata também foi responsável pelo I Festival de Choro de Campina Grande, que evoluiu para o Festival de Choro da Paraíba, levando rodas de choro para diversas cidades do Estado, a exemplo de Areia, Patos e Cabaceiras”, revelou.

A atração do Palco do Choro, Savanna Aires, é cantora, compositora e produtora cultural. Dispõe de mais de 10 anos de trajetória artística. Idealizadora e vocalista do grupo SambaTap e componente da Orquestra de Samba de Mulheres da Paraíba, já se apresentou em eventos relevantes feitos localmente, a exemplo do Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), realizando shows, além disso, em tradicionais e renomadas casas de samba e choro de São Paulo (SP). A carreira de Savanna inclui, ainda, lançamentos como intérprete e trabalhos autorais disponíveis nas plataformas digitais.

Empreendimento cultural exitoso do Grupo Chorata, em parceria com o Museu de Arte Popular da Paraíba, o Palco do Choro traz mensalmente ao MAPP primorosas exibições. Elas congregam músicos em ocasiões descontraídas, tendo o gênero como estrela maior. É o virtuosismo dos artistas que prepondera nos eventos, que são totalmente abertos àqueles que se interessam por compor as apresentações.

Texto: Oziella Inocêncio