Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento do livro “Etarismo – A idade não define as pessoas”

8 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia o lançamento do livro “Etarismo – A idade não define as pessoas”, da consultora empresarial e palestrante Rosenilda Carvalho. A entrada é franca.

A publicação sai pela Editora Ideia e conta com 172 páginas. Dividido em 17 capítulos, o livro percorre assuntos como atendimento preferencial, mercado de trabalho para maiores de 60 anos, hábitos de consumo a partir desta faixa etária, cuidados com a pessoa idosa, acessibilidade, atividade física e interação social, saúde, estética e moda, propósito na terceira idade, finanças e planejamento, relações intergeracionais e o papel das famílias, sexualidade na longevidade, e previdência social e aposentadoria.

O primeiro livro de Rosenilda data de 2024 — “Superando Limites”, resultado de uma coautoria. Também publicou um e-book intitulado “Desenvolvendo Liderança Estratégica para o Sucesso Empresarial”. “O que me motivou a escrever acerca do etarismo foi receber depoimentos das pessoas, porque fiquei sabendo de algo que aconteceu relacionado a isso. Daí pedi que entrassem em contato comigo, via rede social, caso já houvessem sofrido preconceito. Em uma semana, recebi mais de 50 mensagens, decidindo, assim, abordar o tema, trazendo histórias reais. Em um ano, concluí o projeto”, informou.

Basicamente, Rosenilda destaca que aqueles que são alvo de preconceito precisam se posicionar e que o amor próprio é um diferencial. “Além disso, para potencializar o bem-estar nesse período da vida, é importante privilegiar o movimento, praticar atividades físicas, dispor de uma rede ampla de relacionamentos e, nesse sentido, é buscar de fato o convívio, que a pessoa não se isole”, enumerou.

No prefácio, o especialista em Marketing, Vendas e Posicionamento Estratégico, Moisés Ramos, diz que a escrita de Rosenilda é corajosa e necessária. “Ao falar sobre o tema, um dos preconceitos mais silenciosos e normalizados da sociedade, ela nos convida a observar melhor as fases da existência e a reconhecer o valor inestimável das experiências de quem já viveu tanto e segue tendo muito o que viver e a oferecer”, explica.

Rosenilda Carvalho Ramos é formada em Gestão Estratégica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), com pós-graduação em Psicopedagogia, e em Educação e Desenvolvimento Humano. Trabalhou na Caixa Econômica Federal (CEF) por 32 anos, em 46 unidades e estados do Nordeste, em funções técnicas e gerenciais. Tem várias participações em periódicos, a exemplo da Revista Destaques do Nordeste e, na atualidade, trabalha como corretora de imóveis e palestrante em eventos empresariais e ligados à autoestima e longevidade.

Texto: Oziella Inocêncio