Museu de Arte Popular da Paraíba tem programação especial durante 22ª Semana Nacional de Museus

14 de maio de 2024

A partir desta quarta-feira (15) até o domingo (19), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, participará da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A edição de 2024 traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. Nesse período, o MAPP contará com uma programação especial com ações educativas, mesas-redondas, atrações culturais, lançamento de livro, projeção de filme e feira colaborativa, entre outras atividades. A entrada é franca.

A Semana inicia na quarta-feira (15), às 19h, por meio de uma apresentação de voz e violão com Chico Lima. Em seguida se dará a abertura da exposição “Pincéis e Paixão, a Arte das Mulheres no Maior São João do Mundo”. Oriunda do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB, ela retrata as festividades e costumes do povo nordestino. A curadoria é de Ilson Moraes.

Na manhã da quinta-feira (16), das 8h às 12h, haverá uma oficina de xilogravura com alunos da rede pública de ensino. À tarde, às 15h, terá vez a palestra “O museu como lugar-devir no contemporâneo: possibilidades e colaborações”. Participam da ocasião, os artistas e curadores Dyógenes Chaves e Serge Heuot, o sociólogo Átila Tolentino, e a educadora e artista Cris Peres. A mediação ficará a cargo da artista visual e curadora Rebeca Souza.

O cronograma da Semana segue na manhã da sexta-feira (17), das 8h às 12h, com mais uma oficina de xilogravura, destinada aos estudantes da rede pública. Já às 15h está prevista a mesa-redonda “Construindo diálogos de conhecimentos, saberes, fazeres e afetos, junto às instituições mantenedoras de acervos raros e cadeia de produção do cordel, xilogravura e cantoria de repente”. A mesa será composta pelo poeta e curador do MAPP, Alfrânio de Brito; a pesquisadora e poeta Claudete Gomes, que também integra a equipe da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida (BORAA); o poeta e pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da UEPB, Josenildo Maria de Lima (Jota Lima); e a gerente executiva do Museu Casa de José Américo (FCJA), professora Janete Lins Rodriguez. A mediação é da consultora da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) e curadora do MAPP, professora Joseilda Diniz.

Feira, Dança & Música
No sábado (18) e no domingo (19), às 16h, a Semana do MAPP promove uma feira colaborativa, colorindo, com a beleza do artesanato local, a área situada na parte inferior do Museu. Nos mesmos dias, respectivamente, as atrações culturais serão a Cia. Raízes e o Grupo Ariús, às 18h; e o Maracagrande e o Batuque Nagô, às 17h.

Ainda no sábado (18), às 18h30, o MAPP recebe o lançamento do livro “Jackson do Pandeiro: o ritmo na palma da mão”, de Deribaldo Santos, e a projeção do filme “Jackson, na batida do Pandeiro”, dirigido por Marcus Villar.

O encerramento da Semana acontece no domingo (19), às 20h. Vale destacar que a iniciativa é oriunda da Política Nacional de Museus do Ibram e ocorre anualmente, comemorando o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é mobilizar as instituições museais de todo o País para que desenvolvam suas programações ao redor de um mesmo tema. Este ano, a ideia é discutir a dimensão educativa contemplada por esses espaços e a sua importância no âmbito das pesquisas científico-acadêmicas.

Confira abaixo a programação completa.

Texto: Oziella Inocêncio