Música e prosa: Pró-reitora de Gestão de Pessoas realiza roda de conversa com abordagem sobre saúde mental

16 de outubro de 2024

Música, prosa e uma troca de ideias sobre saúde mental. Como parte das comemorações do Dia do Servidor Publico, a ser celebrado no 28 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio dos Setores de Serviço Social e de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi realizado na manhã desta quarta-feira (16), um momento celebrativo voltado para técnicos(as) administrativos(as) da Instituição.

O evento, denominado “Música e Prosa com o servidor e a servidora”, aconteceu no pátio da Escola Redentorista, no bairro de Bodocongó, e foi marcado por momentos de diálogo sobre a saúde mental nas relações de trabalho. A atividade começou com músicas e poesias, comandada pelo músico Caio Czar, do Centro Artístico Cultural da UEPB.

A vice-reitora Ivonildes Fonseca transmitiu a sua mensagem de boas-vindas às servidoras e servidores da Instituição, parabenizando a todos(as) pela data, e ainda destacou a importância da missão desempenhada por cada servidor(a) em todos os setores da sociedade brasileira. A data segundo ela se reveste de vários significados, sendo o principal deles a valorização e o reconhecimento de todos e todas.

“Este é um setor importantíssimo na sociedade brasileira. A minha mensagem é de resistência, força e luta para construirmos um futuro melhor. Quero dizer que nós, servidores e servidoras somos importantes na sociedade. O nome já diz tudo. Nossa missão é servir ao público. Isso é uma dádiva. Esta é uma data para que a gente também possa lembrar que temos muitos anos da Instituição desse dia, que vem desde a década de 1940”, observou.

Sobre o tema escolhido pela PROGEP para refletir com os servidores e servidoras, a vice-reitora considerou importantíssimo e lembrou do histórico processo de transformações que a sociedade atravessa, incluindo algumas mudanças profundas, principalmente a partir da revolução industrial. Ela também fez menção ao avanço nas relações sociais no mercado do trabalho e a luta por igualdade nos diversos setores, com os homens e mulheres desempenhando papéis importantes, mesmo numa sociedade veloz e que exige produtividade.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima, uma das organizadoras do evento, parabenizou as servidoras e servidores pela passagem do seu dia, e enfatizou que o objetivo da roda de conversa foi valorizar todos e a todas pelo trabalho realizado na UEPB. Ela observou que uma das preocupações da PROGEP e que traduz uma política da gestão é o cuidado com a saúde dos(as) servidores(as), visto que existe uma relação intrínseca entre a saúde mental e o mundo do trabalho. “A gente vive em uma sociedade bastante acelerada e fazer essa mediação entre o autocuidado e a demanda do ponto de vista institucional é algo desafiador”, observou.

A roda de conversa sobre saúde mental foi conduzida pelo psicólogo Hígor Eduardo Lima de Queiroz. O convidado da PROGEP destacou que a saúde mental é um problema recorrente e uma pauta atual na sociedade moderna e contemporânea, a exemplo da ansiedade, depressão e síndrome desencadeada por sobrecargas psíquicas.

Em sua fala, ele apresentou uma mensagem de autocuidado levando em conta a subjetividade de cada indivíduo. Começou lembrando que em um mundo agitado, corrido e automatizado, dificilmente costumamos estabelecer um tempo para a reflexão sobre os cuidados com a saúde mental. Hígor Eduardo Lima de Queiroz observou que os efeitos da doença mental podem ser minimizados quando os sintomas são identificados precocemente.

“As vezes nós temos problemas no trabalho, problemas em casa, problemas financeiros e tudo isso vai acumulando, somatizando e explode. Primeiramente é preciso entender que o ser humano é feito de eixos, biopsicossociais. Identificar esses sintomas de maneira precoce ajuda no tratamento de forma mais eficaz”, observou.

Ele também orientou os servidores e servidoras que apresentarem algum sintoma de doença a buscar o apoio de maneira grupal dentro do ambiente de trabalho, com o apoio da Instituição. O evento foi encerrado com um lanche servido aos servidores e servidoras e mais música ao vivo.

texto e fotos: Severino Lopes