NEon: UEPB participa do maior evento de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade do Nordeste

10 de junho de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participou, com caravanas de estudantes da Instituição, e na exposição das ações empreendidas no âmbito da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec), do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e do Laboratório de Ecologia Aquática do Departamento de Biologia do Câmpus I, do Nordeste On (NEon), realizado entre os dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa.

A reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, evidencia que a UEPB possui um potencial importante na área de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, por isso a participação nesse evento é uma oportunidade de expôr essas ações.

“Por meio da Inovatec temos mapeado as ações empreendedoras na Instituição, realizado depósito de patentes, dentre outras ações. Em 2023 tivemos 35 pedidos, incluindo 17 patentes, 17 softwares e 1 desenho industrial, o que situou a UEPB entre as 50 instituições com mais depósitos de propriedade intelectual no cenário nacional. Por meio do Nutes, temos trabalhado oferecendo diversos recursos tecnológicos na área de Saúde. Então, acredito que a participação da UEPB no NEon é uma oportunidade de expor as nossas ações e estabelecer essa rede de relações entre nossos estudantes, pesquisadores e o público participantes do evento”, avalia a professora Célia.

Durante o evento, uma equipe de pesquisadores do Nutes apresentou aos participantes do NEon, produtos que são fruto das ações empreendidas pelos laboratórios vinculados ao referido Núcleo, como a palmilha inteligente desenvolvida para idosos; o ventilador mecânico, desenvolvido durante a pandemia; a plataforma sênior, voltada ao telemonitoramento e fisioterapia para idosos; biomodelos fabricados com o uso de manufatura aditivada, dentre outras tecnologias.

A equipe do Laboratório de Ecologia Aquática do Departamento de Biologia composta por Amanda Myrna, Dayrla Rocha e Daniely Lucena, respectivamente, mestranda, doutoranda e pós-doutoranda do Programa de pós-graduação em Ecologia e Conservação, sob a supervisão do professor Etham Barbosa. Durante o evento, o grupo apresentou a técnica “flock and sink”, que representa uma solução prática e eficaz para um problema ambiental significativo, promovendo a saúde dos ecossistemas aquáticos e a qualidade da água.

Para o estudante do 4º período de Ciência da Computação, do Câmpus I, Alyssandro Ramos, que também é estagiário do Nutes, onde desenvolve pesquisas na área de Ciência de Dados, levantamento de base de dados e treinamento de inteligência artificial, a participação no evento permite ampliar a perspectiva para a aplicabilidade de tecnologias. “Achei extremamente interessante ver a aplicação da tecnologia para além do nicho que estamos acostumados, que é na área de programação e robótica, mas, também ver o uso de ferramentas tecnológicas em outras áreas como, por exemplo, agropecuária, turismo, aplicadas de forma tão criativa, abre um leque de possibilidades e está sendo muito interessante”, avalia.

Com um público acima de 20 mil participantes, 30 mil metros quadrados de espaço destinado a palestras, mentorias e debates, o Nordeste On (Neon), foi promovido pelo Sebrae (PB) e Governo do Estado da Paraíba, com a parceria de Instituições de Ensino do Estado, organizações públicas e privadas, entidades do terceiro setor e empreendedores de todo o país.

Equipe conquista prêmios no NEON

Uma equipe formada por professores, estudantes e técnicos do curso de Energias Renováveis, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalada no Polo de Sousa, no Sertão paraibano, conquistou três prêmios no NEON (Nordeste ON).

A equipe é coordenada pelo professor José Alexsandro da Silva, foi 2º e 3º lugares na premiação do dia 6 e 2º lugar na premiação do dia 7. A caravana da UEPB concorreu no “Desafio: Imersão XSKILL”. Trata-se de uma plataforma, que por meio de uma simulação, identifica os pontos fracos e positivos de uma equipe e traça um plano de melhoria, aumentando a produtividade e engajamento.

A plataforma, conforme explicou Glauber Fernandes Vieira de Figueiredo, assessor administrativo do polo que integrou a equipe, utiliza mecanismos dos jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. É uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes.

Compuseram a equipe premiada, além de José Alexsandro da Silva, o assistente administrativo Glauber Figueiredo, Noêmia Leite que é assessor ADM, o docente Ranny Freire, além dos discentes Renata Suele, Weslley Almeida, Yasmin Rodrigues, Jandira Maria e Manoel Freitas.

O professor Josemir Moura, integrante da Inovatec, e que leciona no curso, destacou a importância das três conquistas e disse que elas foram reflexo da relevância que o curso de Energias Renováveis tem hoje para a UEPB demonstrando o papel que ele presta na formação de tecnólogos e energias renováveis na região de Sousa. Ele ressaltou que esses prêmios mostram ainda que dentro da UEPB, a cultura empreendedora está sendo fortalecida.

“Esses prêmios mostram o quanto o ensino está sendo de qualidade para esses estudantes. Muito provavelmente esses que ganharam os prêmios possam futuramente apresentar propostas para startups, ampliando o espectro de base tecnológica desenvolvidas com pesquisa e inovação originadas da UEPB”, comentou.

Texto: Juliana Marques/Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)