Nesta quarta (26): MAPP recebe lançamento do livro “Ensaio de Tempo”, de José Edmilson Rodrigues

25 de fevereiro de 2025

Nesta quarta-feira (26), às 18h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Ensaio de Tempo”, de José Edmilson Rodrigues. O evento é realizado em parceria com a Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) e tem entrada franca.

Saída pela obra Patuá, a obra conta com 35 poemas, distribuídos em 70 páginas. Conforme Edmilson, o leitor encontrará na publicação, escritos advindos dos anos de 1980 e 1990, que foram depurando nas gavetas da criatividade e da memória. “São textos experimentais, que falam da vida e das paixões do dia a dia, a partir da inquietude desse diálogo com o tempo”, explicou. Os poetas e críticos literários José Lino Grünewald [1931-2000] e Hildeberto Barbosa Filho, respondem, respectivamente, pelo prefácio e pelo posfácio. A apresentação é do escritor Bruno Gaudêncio.

Segundo José Lino Grünewald, o livro é uma meditação pelo tempo, um lirismo contido, quase tímido — uma poesia, em sua maior parte, de contenção. Grünewald lembra que, para Mallarmé, a poesia não é feita com ideias, e sim com palavras, e afirma que José Edmilson não só ensaiou, como fez: “segurou as ânsias do embate metafórico”, dizendo “palavras de brilho e de desdém”, pontuadas pelo humanismo.

O poeta e ensaísta José Edmilson Rodrigues é paraibano da Rainha da Borborema. É funcionário público, advogado e mestre em Literatura e Interculturalidade. Membro da ALCG e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), também é autor dos livros “A solidão dos olhos e as vertigens do tempo” (2018), “A poética do Ridículo – Cronicontos & Ensaios” (2019) e “Dueto de Manhãs” (2022) — todos pela Editora Mondrongo.

Texto: Oziella Inocêncio