Nesta quinta (14): Museu de Arte Popular da Paraíba recebe lançamento do livro “100 Anos de Nossos Pais”
Nesta quinta-feira (14), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe o lançamento de “100 Anos de Nossos Pais”, terceiro livro de Roberto M. M. Braga. A entrada é franca.
A publicação conta com 216 páginas e 23 capítulos, sendo dividida em duas partes: “Histórias de Família” e “Outras Histórias de Nossos Pais”. Para Roberto, além de render a devida homenagem a eles, a obra revela aspectos interessantes da vida de seus pais, através dos laços afetivos, conflitos e padrões de comportamento, que valem a pena ser publicados, seja a título de curiosidade ou mesmo como exemplo para outras pessoas. A renda obtida com a comercialização dos exemplares será doada à Casa da Criança Dr. João Moura.
“Iniciei a escrita em meados de 2020, centenário deles, com o objetivo de deixar o livro pronto até o final daquele ano. Os obstáculos e contratempos, não somente meus, mas também de outros que colaboraram com este trabalho, não permitiram que cumprisse tal planejamento, sobretudo, pelo desejo de checar detalhes e datas, e com o propósito de ser o mais fiel possível aos fatos narrados. Procurar fotografias e reunir informações a respeito dos nossos queridos antepassados, não foi tarefa fácil”, pontuou o autor.
Na primeira parte, a publicação traz detalhes da vida familiar. “Nela, identificamos os traços mais relevantes da nossa formação. Nossos pais nos falavam do valor inestimável da família como fator essencial para a criação de indivíduos ajustados, e que se aprende bastante com a convivência familiar. Garantiam que os desentendimentos surgidos nela moldam o caráter e ensinam como se portar diante das adversidades, e resumiam dizendo: ‘estas são questões de família’. Como disse o escritor Victor Hugo, ‘quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família’. Por isso, nosso intento era mostrar, principalmente, o que aprendemos, a exemplo de priorizar a paz às tempestades e entender o sentido da cooperação”, destacou.
Na segunda parte, o livro se concentra em expor histórias divertidas, que são do conhecimento das pessoas mais velhas da família. “São narrativas que julgamos conveniente perpetuar neste livro para as futuras gerações, pois foram muito importantes, também, na nossa formação emocional e psicológica, especialmente no sentido do enfrentamento das dificuldades e para receber com humildade as vitórias conquistadas”, afirmou.
Roberto M. M. Braga é engenheiro mecânico com especialização em produção, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) — atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), local em que lecionou por uma década. Um de seus livros, “Gestão da Gastronomia”, vendeu mais de 25 mil exemplares. Tem pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Finanças Empresarial, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É casado há 52 anos e, nas palavras dele, é “especialista em netos, com certificação garantida e testada”.
Texto: Oziella Inocêncio
Você precisa fazer login para comentar.