Nesta sexta (28): Universidade Estadual da Paraíba recebe etapa regional da Olimpíada de Filosofia

27 de junho de 2024

Pela primeira vez a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai receber a etapa regional da Olimpíada de Filosofia (ONFIL). As provas acontecerão nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, no Laboratório de Informática, sala 226, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande. A ONFIL é promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com dezenas de instituições de todo o Brasil.

Nesta etapa da olimpíada a prova será composta por quatro tópicos escolhidos por um comitê nacional. Cada estudante deve escolher apenas um dos quatro tópicos e tomá-lo como ponto de partida para a redação de um ensaio filosófico em língua portuguesa. Cada ensaio será avaliado de acordo com os seguintes critérios: relevância para o tópico, compreensão filosófica do tópico, poder persuasivo da argumentação, coerência e originalidade.

A responsável pela etapa de Campina Grande é a professora Maria Simone Marinho Nogueira, do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da UEPB. De acordo com o edital, após esta prova, todos os(as) estudantes classificados(as) para a etapa nacional, a ser realizada na cidade de Santa Maria (RS), entre os dias 17 e 20 de outubro, terão suas despesas cobertas pelo Comitê Organizador da Olimpíada.

Mais informações sobre a Olimpíada de Filosofia podem ser obtidas neste endereço: https://onfilbr.org/.

Texto: Givaldo Cavalcanti