Nesta sexta-feira (2): Museu de Arte Popular da Paraíba recebe abertura da exposição “Sororidade”
Uma nova exposição estará em uma das galerias do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a partir desta sexta-feira (2). Trata-se de “Sororidade”, que tem vernissage marcado para as 19h. As obras provêm do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB, com curadoria de Ilson Moraes.
Segundo o curador, “Sororidade” busca divulgar a arte naïf feita por mulheres e incentivar outras artistas, através da exposição e de uma oficina. Isso porque a iniciativa conta também com uma capacitação. Todas as práticas acontecem via financiamento do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, sob a operacionalização da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo da Paraíba. O projeto dispõe, ainda, do apoio do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI-CG) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad-PB). “Dada a natureza itinerante do projeto, no mês de março estivemos em João Pessoa, em maio, junho e julho foi a vez de Guarabira e agora aportamos em Campina”, ressaltou Ilson.
Conforme acrescentado por ele, a exposição homenageia as artistas Marby Silva (Guarabira-PB, 1972-2021), Irene Medeiros (Alagoa Grande-PB, 1915-1994), Dalva Oliveira (João Pessoa-PB, 1920-2005), Isa Galindo (Caruaru-PE, 1929-2016) e Alba Cavalcanti (Itabaiana-PB, 1941-2011). “A ideia é preservar e divulgar o trabalho delas, dando o destaque merecido, já que, em vida, muitas vezes tiveram seu talento negligenciado. Assim, o projeto traz tanto releituras de obras dessas mulheres como novas criações”, apontou.
O curador também informou que “Sororidade” foi pensada de modo a ser acessível a todos. Nesse sentido, ela possui descrições detalhadas, bem como fichas técnicas de cada peça, em Braille. Além disso, a iniciativa contempla a presença de um profissional em Libras, algo inédito em exposições semelhantes na Paraíba, como pontuado por Ilson.
O Coletivo é composto por 11 artistas: Ana Lima, Analice Uchôa, Célia Gondim, Laucilene Rocha, Letícia Lucena, Lu Maia, Manu da Pazz, Márcia Margarida, Patrícia Lucena, Val Margarida e Waleska Silveira. Estabeleceu-se em 08 de julho de 2022, com o propósito de colaborar para a igualdade de gênero nas artes visuais. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 98826-6821.
Mais sobre a capacitação de “Sororidade”
A capacitação será destinada às integrantes do Centro Municipal de Convivência do Idoso, tendo como facilitadoras Márcia Margarida, Val Margarida e Waleska Silveira. A coordenação é de Gilma Souto Maior Nunes.
A atividade ocorre no dia 7 de agosto, com a oferta de 30 vagas e o objetivo de estimular, por meio da arte e da educação, a aptidão artística e a liberdade de expressão das participantes, para que possam manifestar sua subjetividade e criatividade, ampliando, além disso, o conhecimento delas acerca da arte naïf e das artistas paraibanas. Entre os materiais previstos, necessários às práticas, figuram telas, tinta acrílica e PVA, e pincéis.
Texto: Oziella Inocêncio
Você precisa fazer login para comentar.