Nesta sexta-feira (21): Museu de Arte Popular da Paraíba recebe “Bloco Arrasta Axé” com entrada franca
Nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o “Bloco Arrasta Axé”. O evento tem o propósito de celebrar a diversidade cultural, a música e a tradição em um ambiente festivo, e conta com o apoio da UEPB. A entrada é franca.
O ponto de concentração será o térreo do MAPP, às margens do Açude Velho. De lá, os foliões seguirão pela Rua Dr. Severino Cruz, concluindo o trajeto nas imediações do Bar do Tenebra, na Rua Sebastião Donato. Este ano, a iniciativa traz uma campanha de doação de alimentos para a Cozinha Comunitária da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC). Assim, haverá um ponto de coleta no Bar. Dentre os objetivos do “Arrasta Axé” figuram a divulgação da cultura popular, a democratização e ocupação do espaço público com atividades culturais e a formação de brincantes, segundo explicou o produtor e percussionista Luan Costa, também servidor da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UEPB.
A programação contempla práticas voltadas às crianças, com pula-pula e distribuição de algodão doce e pipoca, além de apresentações musicais. Às 18h30, o Grupo Garagem de Bamba se apresenta. O cortejo, comandado pelo Grupo Batuque Nagô, terá início às 20h30, conduzindo o público pelas ruas da Rainha da Borborema. O encerramento oficial do Bloco está previsto para as 23h, quando ocorre um ‘after’ no Bar do Tenebra, com discotecagem dos DJs Jana e DJ.
O evento integra o Campina de Brincantes e o Campina Folia. O Bloco Arrasta Axé é uma realização da Associação Cultura Baraúna, com incentivo da Lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal. Conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento (Sede), da Secretaria de Turismo da Paraíba e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb/UEPB), e parceria da AJURCC. A Associação Baraúna foi fundada por Luan Costa e busca fortalecer a cultura local e fomentar o acesso às artes para diferentes plateias. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 98612-9668.
Texto: Oziella Inocêncio
Você precisa fazer login para comentar.