Neste sábado (15): Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento do livro infantil “Um Glu Glu no meu Quintal”
Neste sábado (15), às 17h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia o lançamento do livro infantil “Um Glu Glu no meu Quintal”, de Kamilla Simonelly. A entrada é franca.
Espera-se, na oportunidade, a presença especialmente de amigos, crianças, familiares, educadores e amantes da literatura, segundo a autora. “Um Glu Glu no meu Quintal” sai pela Editora Frutificando e tem 16 páginas. É ilustrado por Jana Lou e dispõe da edição de Rones Farias Filho. “A inspiração para o livro surgiu das minhas lembranças da infância, um tempo vivido entre quintais, árvores e animais. O peru Bidu, por exemplo, o personagem central, realmente existiu, era um companheiro muito divertido, que marcou minha memória”, destacou.
Kamilla é professora e conta que, ao narrar essa história em sala de aula, percebeu o interesse dos alunos. “Eles ouviam atentamente, fantasiavam o cenário e houve essa sugestão de que virasse um livro. Foi desse diálogo que a ideia nasceu, no intuito de que outras crianças também pudessem sonhar e se encantar, percebendo a magia que um quintal cheio de vida pode ter”, explicou. Para ela, a mensagem principal do livro trata da valorização do olhar curioso das crianças, diante do mundo. “Além disso, há uma mensagem sobre o poder da literatura de estimular a imaginação, num tempo em que as telas e a tecnologia costumam dominar o cotidiano delas”, assinalou.
Kamilla Simonelly Moreira de Oliveira Dantas é pedagoga, graduada pela UEPB. “Minha trajetória profissional é baseada no amor pela literatura infantil, pela leitura e por educar. Atuo na educação básica, desenvolvendo projetos que unem elementos como arte e sustentabilidade. A ideia é despertar nas crianças o afeto pelos livros, o respeito à natureza, além de empatia e criatividade”, afirmou.
Kamilla é autora, ainda, de “A Abelha e o Leão” e “Clotilde: A cigarra que não sabia cantar”. Nos últimos anos, vem promovendo encontros com jovens leitores, nas escolas municipais de Campina, objetivando um maior vínculo entre a literatura e a sala de aula. É também idealizadora do projeto “Embaixadores da Sustentabilidade – Crianças Unidas pela Coleta Solidária”, que mobiliza estudantes em ações de educação ambiental e responsabilidade social.
Ela informou que seu próximo livro, intitulado “Do Sertão pra Confusão: Zé e Chico em Migração”, será lançado em breve. “A obra dá voz a personagens sertanejos, que revelam alguns dos maiores desafios e sonhos do povo nordestino. A história foi premiada com a medalha de bronze, no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes, realizado em São Paulo”, acrescentou.
A escritora em quem mais Kamilla encontra eco é Ruth Rocha. “Sempre admirei seu olhar sensível para a literatura infantil, o jeito como ela transforma o simples em encantamento e faz da leitura uma conversa afetuosa e cheia de sabedoria. O tamanho dos livros, as cores, as ilustrações, tudo relacionado à produção dela em si, me chama a atenção, como se cada detalhe tivesse sido pensado para acolher o olhar curioso da criança. Assim descobri o poder da literatura, não só de formar, mas de emocionar e libertar”, pontuou.
Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.