Neste sábado (26): MAPP reúne ativistas culturais para celebrar a arte com o “Cordel no Museu”
Neste sábado (26), às 15h, o Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o “Cordel no Museu”. A iniciativa tem entrada franca e o propósito dela é reunir ativistas culturais, leitores, editores, estudiosos, xilógrafos, poetas e admiradores do gênero, em um grande evento de celebração da arte nordestina. A realização é da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição, do MAPP e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB).
Na programação, figuram o projeto “Casa de Cultura Wellington Farias”, Ponto de Cultura Roberto Luna e Escola de Música Genaldo Cunha Lins. Além disso, estão previstas as apresentações musicais do maestro Janilson Fialho e de Gilberto José, e as participações de Eloise Elane de Menezes (viúva do jornalista Wellington Farias); da vice-presidente da ACVPB, Claudete Gomes; de Valentina Monteiro, representando a “Tipografia Manoel Monteiro”; de poetas da ACVPB e alunos da escola de música Genaldo Cunha Lins. Como sempre, integram a tarde, lançamentos de livretos de cordel, contação de causos e muitas declamações.
Segundo a professora Joseilda Diniz, uma das coordenadoras da iniciativa, o Cordel no Museu é uma maneira de contribuir para a divulgação e consolidação dos autores que compõem a cadeia produtiva do cordel na atualidade. “Também é uma oportunidade de ressaltar o lindo trabalho dos nossos menestréis de outrora”, acrescentou.
O “Cordel no Museu” acontece mensalmente, foi lançado em 2019, e costuma desenvolver parcerias com outros projetos que possuem uma tônica semelhante, na cidade. A ideia é oferecer uma extensa programação, destinada à valorização do gênero e de toda invenção que ao redor dele gravita.
Texto: Oziella Inocêncio
Você precisa fazer login para comentar.