Nova edição do Programa PET-Saúde é lançada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

10 de maio de 2024

A nova edição do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) foi lançada nesta sexta-feira (10), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.

O PET- Saúde está em sua 11ª edição e tem como foco a equidade, com vigência de dois anos. O Projeto da UEPB, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como título “Construindo diálogos e práticas de valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS: a experiência da UEPB e SMS CG”.

Estiveram presentes na mesa de abertura a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Nícia Stellita da Cruz Soares; o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Júnior; a pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; a pró-reitora de Extensão, professora Maria do Socorro Barbosa; a pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa, professora Nadja Maria da Silva Oliveira; a diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Maria Núbia de Oliveira; e a coordenadora do Pet-Saúde: Equidade UEPB/SMS CG, professora Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino.

Após a fala dos componentes da mesa, foi feita a apresentação do Projeto PET Saúde: Equidade, seus objetivos, principais estratégias de desenvolvimento, bem como suas atividades por eixos. Ao final, foram divididos os Grupos Tutoriais de Aprendizagem por sala para apresentação dos seus integrantes e Assinatura do Termo de Compromisso.

Programa
O PET- Saúde conta com a participação dos cursos de graduação de Administração, Bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. O projeto está organizado em cinco grupos tutoriais de aprendizagem, reunindo 21 bolsistas, sendo um coordenador de GT, um tutor, dois preceptores e oito Estudantes, perfazendo um total de 62 bolsistas, contando com a coordenação geral do projeto e a orientação de serviço.

Entre os objetivos gerais do PET está fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS, através dos espaços/serviços de saúde da SMS de Campina Grande e a UEPB na perspectiva da equidade no âmbito da gestão e da atenção à saúde no território.

No Brasil, foram inscritos 177 projetos, sendo 150 aprovado, que buscam desenvolver ações de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 45 projetos serão desenvolvidos na região Nordeste. O Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).