Núcleo de Acessibilidade e Inclusão promove 2ª Semana da Pessoa com Deficiência da Universidade Estadual

13 de setembro de 2024

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, de 23 a 26 de setembro, a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência da Instituição. Esta edição vai constar na programação palestras, mesas-redondas e oficinas.

As atividades acontecem no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. O evento começa na segunda-feira (23), às 9h com a palestra “Temática: a inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior”, a ser proferida pelo professor Eduardo Onofre, e pelas professoras Diana Sampaio e Aline Maman. À noite, a partir das 18h30, está programada a palestra “O protagonismo surdo na carreira acadêmica”, a ser ministrada pela professora Girlaine Felisberto Caldas Aguiar, e os professores José Thiago Ferreira Belo, e Kledson de Albuquerque Alves.

O evento segue na manhã da terça-feira (24), com a oficina “Capacitação e cadastro de alunos da UEPB no repositório acessível da instituição e da Rede Rebeca”. A atividade acontece na sala 226, 2º andar da Central de Integração Acadêmica, e terá como ministrantes as bibliotecárias Ana Lúcia e Milena Borges.

O último dia do evento será marcado por atividades nos períodos da manhã, tarde e noite. Na parte da manhã, haverá a palestra “A importância das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência”, que será realizada no Auditório I da Central de Integração Acadêmica e terá como palestrante a deputada estadual Cida Ramos, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essa atividade será mediada pela mestranda Ivana Rizzi.

Na parte da tarde acontece a oficina: “Construindo o PEI”, também no Auditório I, com a palestrante a professora Karla Karina Abrantes Rêgo e a mestranda Ivana Rizzi. Na parte da noite está programada a oficina “Criando objetos de aprendizagem acessíveis com o PowerPoint”, também no Auditório I. O palestrante será o professor Francisco José de Andrade e a professora Érica Edmajan de Abreu.

O NAI da UEPB tem como missão realizar um atendimento sócio pedagógico que garanta o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos(as) estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades para estudantes matriculados na Universidade Estadual e em suas instituições parceiras, na busca da superação de barreiras, ampliação e consolidação da cidadania.

A programação completa está disponível neste LINK.

Texto: Severino Lopes