Núcleo de Acessibilidade e Inclusão promove palestras para reflexão sobre direitos das pessoas com deficiência

10 de março de 2021

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá ao longo deste ano uma série de eventos voltados à temática da inclusão para a pessoa com deficiência. As atividades deste primeiro semestre começa com a realização de um ciclo de palestras on-line programadas para os dias 30 de março, 27 de abril e 25 de maio.

A primeira palestra será às 16h, em parceria com a Federação Nacional das APAEs, e terá como palestrante Rui Fernando Pilotto, médico geneticista e professor de Genética Médica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O docente também é coordenador científico da Federação Nacional das Apaes, e abordará no evento o tema “Síndrome de Down e aspectos genéticos para o Aconselhamento Genético”. A atividade tem como público-alvo professores e técnicos das APAEs, famílias de alunos com a síndrome de Down e a comunidade acadêmica da UEPB.

As inscrições serão abertas em breve. Os participantes serão certificados. Todas as palestras do calendário de eventos previsto receberão interpretação em Libras. Esses eventos têm como objetivo desenvolver programas de esclarecimento e orientação que conscientizem toda a sociedade acerca de como lidar com as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. A Coordenação do NAI espera que com a realização dessas atividades, seja possibilitada a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência.

Texto: Severino Lopes