Núcleo de Educação e Atenção em Saúde abre vagas para projeto de prevenção contra obesidade

9 de março de 2021

Ganhar saúde por meio de ritmos regionais e relaxamento. Esta é a proposta do projeto “Seja + Leve: Prevenção e controle da obesidade e do sobrepeso”, vinculado ao Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) e ao Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março por meio de formulário eletrônico.

A atividade é aberta a toda a comunidade e será feita por meio virtual, com encontros na plataforma do Google Meet, às quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h30, com início na primeira semana de abril, estendendo-se até novembro. Utilizando ritmos regionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), o projeto pretende realizar atividades que auxiliem no controle da obesidade e sobrepeso e também conduza o participante ao bem-estar.

A professora do Departamento de Farmácia da UEPB, Clésia Pachú, informa que o Brasil tem mais de um quarto da população adulta com quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em outubro de 2020. A pesquisa mostra que 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com obesidade no mundo.

Com essa preocupação, o projeto “Seja + Leve” foi introduzido na UEPB em 2019 e será realizado agora, devido a protocolos de saúde na pandemia, por meio virtual. Será conduzido por membros do NEAS, dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia, numa estrutura padronizada de atividades voltadas a promoção de saúde, lazer e bem-estar. O modelo conta com uma sequência de aquecimento inicial, aula de ritmos e relaxamento final.

No desenvolvimento das aulas, ao som de músicas regionais nordestinas, são explorados movimentos coreográficos divertidos, de nível e intensidade leve a moderados, de forma espelhada e guiada para que todos consigam participar de maneira harmônica e agradável. “Trazer os ritmos regionais nordestinos ao centro dessas atividades é uma estratégia que visa trabalhar a saúde dos participantes como um todo, por meio de um estado de pertencimento social e valorização da cultura em que estão inseridos, proporcionando assim, maior fluidez emocional e conforto psicológico”, descreveu a professora Clésia.

Por ser um projeto de caráter multidisciplinar, o projeto trabalhará com as PICS voltadas para prevenção de diversas doenças, como a hipertensão e depressão. Utilizará de técnicas que focam na prevenção e promoção da saúde, ampliando o cuidado, o bem-estar físico, mental e social. A atividade também se utilizará de técnicas de relaxamento e alongamento, com o intuito de promover uma melhor qualidade e resultado durante as atividades realizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Para outras informações, o e-mail de contato é circularsaude.uepb@gmail.com.

Texto: Juliana Rosas