Núcleo de Educação Especial da UEPB sedia lançamento de livro sobre história que une música e deficiência

9 de setembro de 2019

O Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, no dia 23 de outubro, às 8h30, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o lançamento do livro “A Fantástica Orquestra Aceitação”, de autoria da jornalista Annellyezy Aparecida. Trata-se de uma obra que começou a ser escrita em 2015 e possui uma abordagem que une música e deficiência, a partir da experiência da autora, que tem deficiência auditiva oralizada e, ao fazer aulas de música com teclado, se sentiu inspirada a escrever a história.

Tendo com objetivo ensinar sobre a diversidade, o livro de 20 páginas, escrito em versos, conta em linguagem e desenhos simples a história de 12 animais músicos que têm deficiência, sendo ideal para se trabalhar na escola, ainda na Educação Infantil, podendo ajudar também pessoas de outras idades, uma vez que, como diz Annellyezy, “aceitação” é um tema realmente relevante para as crianças e para os adultos na atualidade.

“Havendo a necessidade de ensinar sobre deficiência e inclusão ainda na infância, visto que este período é como um mar de descobertas e uma época de aventuras e magia, acredito na relevância e pertinência da discussão acerca das deficiências desde a tenra infância, pois nessa fase a criança tem seus primeiros contatos com a leitura e a arte e elas podem ser utilizadas a fim de vencer estigmas e preconceitos sociais que permeiam as pessoas com deficiência, subsidiando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a autora.

Entre outros propósitos, o livro procura ajudar as pessoas com deficiência e seus familiares a aceitarem a deficiência e vencerem seus obstáculos, além de ensinar sobre alguns tipos de deficiências, transtornos de aprendizagem e outras limitações para crianças nas escolas, buscando quebrar o paradigma do capacitismo, de que deficiência gera incapacidade, ao mostrar que os animais músicos com deficiência da orquestra conseguiram alcançar os seus objetivos. A obra atua, ainda, como representatividade na literatura e na mídia em torno de grupos minoritários, para assim mostrar o valor da diversidade.

Outras informações podem ser obtidas com a autora, pelo telefone (83) 9 9163-5794 (apenas mensagens) ou pelo e-mail annellyezyaparecida@hotmail.com.