Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UEPB realiza evento na Semana da Consciência Negra

16 de novembro de 2022

Como parte da programação da Semana da Consciência Negra, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neab-í), realiza nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), o evento “A Lei de cotas 10 anos depois: avanços e desafios”. O evento acontece a partir das 8h, no Auditório II da Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), no Câmpus I, e contará com palestras, poesias, oficinas e mesas redondas.

A atividade será aberta pelo poeta Gabriel Dantas Lopes, que irá recitar alguns poemas, seguido de um debate realizado pelos professores José Pereira de Sousa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Margareth Maria de Melo, da UEPB. Em seguida, acontece a mesa redonda “Educação Étnico Racial: questões, conhecimentos e práticas”, que terá como debatedores os professores João Edson Rufino, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Lívia Márcia Serafim Duarte, da UEPB e Jackson Cícero França Barbosa, também da UEPB.

O evento, que acontece em parceria com o Sesc-PB, prossegue à tarde com a oficina “Coco de roda e ciranda na Paraíba”, a ser ministrada pelo percussionista e historiador José Luan. A programação continua na sexta-feira com o minicurso “O livro didático de História: BNCC e a questão étnico”, a ser ministrado pela professora Margareth Maria de Melo; além do minicurso, “A representação do Negro na música popular brasileira”, a ser ministrado pela professora Virna Lúcia Cunha de Farias, do IFPB.

Texto: Severino Lopes