Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas promove 7ª Abril Indígena e 1º Seminário Nacional
De 23 a 25 de abril, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove o 7ª Abril Indígena e 1º Seminário Nacional Indígena. Será um evento on-line, com o tema “Educação escolar indígena: valorização das culturas indígenas e manutenção de sua diversidade étnica – currículo, saberes e práticas.
A palestra de abertura acontece na quarta-feira (23), às 18h30, tendo como mediadora a professora Cristiane Ferreira Padilha, indígena Potiguara, da aldeia Akajutibiró; e participação de representantes do povo Pankararu José da Cruz, coordenador-geral das escolas Pankararu, e a professora Maria José Silva Santos, gestora da escola indígena Pankararus.
Na tarde da quinta-feira (24), haverá a mesa-redonda “Livros didáticos indígenas: histórias e culturas dos povos Potiguara e Tabajara nas escolas”, com participação dos professores José Romildo Araújo, do povo Potiguara; João Victor Freire, do povo Tabajara; e do pajé Isaías Guarapirá Potiguara, professor de tupi. A mediação será de José da Cruz.
À noite será realizada a mesa-redonda intitula-se “Sociobiodiversidades – modos de vida, saberes e práticas tradicionais: falas sobre a luta, a resistência e o protagonismo indígena”. As convidadas são as professoras Kátia Barbosa Coutinho Munduruku, Irleusa Souza Robertino, Graça Atikum e Adriana Maria de Oliveira. A mediação ficará com a professora Maria José Silva Santos.
Na sexta-feira (25) terá a mesa-redonda com o mesmo tema e os debatedores Renata Lourenço, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Verena Maria Soares Than, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); José Mendes Fonteles Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Runon Serafim, da UERJ. A mediação será do professor Jean Paul Gouveia Meira, do Neabi da UEPB.
Nos dias dos eventos também serão ofertados os minicursos: “O indígena por ele mesmo: o mundo dos povos originários representado por eles mesmos”; “História dos Potiguara, Tabajara e Kariri na Paraíba”; “Descolonizando mentes, as escritas e os saberes: a decolonialidade e o uso das fontes históricas em sala de aula”; “Narrativas que curam e o ensino de história: um estudo de caso sobre a valorização dos saberes indígenas”; “Ensino de história indígena e interculturalidade”: “A Lei 11.645/2008 aplicada na educação básica”; “Raízes e traços, conexões ancestrais: expressões culturais e suportes diversos”; “Breve encontro com a literatura indígena contemporânea no Brasil: cosmopercepções originárias e malhas anticoloniais”.
A programação completa também está acessível neste LINK.
Texto: Juliana Rosas
Você precisa fazer login para comentar.