Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde aprova projetos em programa do Ministério da Saúde
O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou cinco projetos no Programa de Desenvolvimento da Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde. As propostas foram submetidas em setembro do ano passado e o resultado das avaliações foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de maio.
Os projetos aprovados pelo Nutes foram os seguintes: “Aplicação da Inteligência Artificial para o desenvolvimento e manufatura por impressão 3D de próteses e guias cirúrgicos customizados para o Sistema Único de Saúde (SUS)”; “Kit Dengue: Plataforma produtiva para dispositivos médicos – Equipamentos de uso médico adaptados para uso na atenção primária, atendimento pré-hospitalar e domiciliar que será desenvolvido em parceria com a empresa HealthGo, de Brasília (DF); “Reprocessadora automática de endoscópios uma parceria entre o Nutes e a empresa Lifemed, com sede em Pelotas (RS); “Sistema SenseShoes (Palmilha Inteligente) Solução Produtiva e Tecnológica que é desenvolvida em parceria com a empresa MedSênior, de Vitória (ES)”; “Ultrassom point of care solução produtiva e tecnológica, que será desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado, da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a empresa Baumer S.A, que tem sede no Brasil em Mogi Mirim (SP)”.
Com essas iniciativas, o Nutes se consolida como um dos principais centros de inovação em saúde do país, integrando ciência, tecnologia e compromisso social a partir de soluções tecnológicas voltadas às necessidades do SUS. “A aprovação dos projetos no PDIL é um marco para a pesquisa aplicada no Nordeste. Estamos produzindo soluções com potencial de transformar práticas clínicas e fortalecer o SUS”, destacou o professor Misael Morais, coordenador do Nutes.
Para escolher os projetos do PDIL o Ministério da Saúde considerou como inovação local a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que agregue novas funcionalidades ou características a produto que resultem em melhorias e ganho efetivo de qualidade ou desempenho para produção no Brasil. “Os projetos ampliam a capacitação de profissionais locais, fomentam o desenvolvimento de startups de base tecnológica e consolidam a Paraíba como um centro estratégico na cadeia de inovação em saúde. Além do impacto direto no setor da saúde, os projetos promovem a geração de empregos qualificados, estimulam a criação de startups e fortalecem a economia local por meio da inovação”, acrescentou Misael Morais.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) tem a finalidade de promover o desenvolvimento da produção e inovação local voltados aos desafios em saúde, a sustentabilidade e resiliência do SUS e a ampliação do acesso à saúde. O PDIL busca promover a produção no Brasil no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e em consonância com a Matriz de Desafios Produtivos e Tecnológicos em Saúde.
Texto: Leonardo Alves
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.