Números da Scielo: Editora da Universidade Estadual da Paraíba se torna uma das mais lidas no mundo

Números da Scielo: Editora da Universidade Estadual da Paraíba se torna uma das mais lidas no mundo
31 de outubro de 2024

Um reconhecimento da qualidade do trabalho realizado com zelo e critérios. Com mais de 7 milhões de downloads atingidos nas principais plataformas digitais e indicadores cada vez mais expressivos, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) já se tornou uma das lidas no mundo, conforme os índices divulgados pela Scielo.

Os produtos lançados pela EDUEPB, em forma de e-book, têm conquistado a preferência de leitores de mais de 50 países, além do Brasil, o que fez a Editora alcançar essa marca expressiva desde a sua implantação. Entre os países que cada vez mais têm baixado os livros digitais da EDUEPB estão China, Japão, Estados Unidos, Chile, Portugal, França, Itália, França com números acima de cinco mil downloads este ano.

Os e-books se encontram nas plataformas da Scielo, Amazon, Google Play, R Kobo e Zenodo. No ranking de títulos baixados a EDUEPB segue entre as 25 editoras do país com mais livros acessados, sendo que em algumas plataformas chega a ficar entre as 10 mais lidas. “Isso para nós é motivo de alegria e comemoração. É uma lista grande de países”, destacou o diretor da editora, professor Cidoval Morais de Sousa.

Para o professor Cidoval essa quantidade de países baixando produtos da EDUEPB traduz a qualidade dos livros publicados pela editora que já venceu três prêmios Jabuty, além do impacto social que ela tem. A Editora está comemorando, ainda conforme destacou o professor Cidoval Morais, o resultado de três inovações editoriais realizadas ao longo deste ano: a abertura de uma linha de publicação de ebooks destinada, exclusivamente, a publicação de produtos tecno-pedagógicos, oriundos de mestrados e doutorados profissionais; o apoio à publicação e difusão de manuais técnicos em diferentes áreas, com predomínio da área de Saúde; e o estímulo, por meio de convocatórias, internas e externas, à organização de coletâneas temáticas em áreas críticas para o desenvolvimento do Semiárido Nordestino, destacando dentre elas questões relacionadas à transição energética e mudanças climáticas.

Concebida para divulgar a produção científica, acadêmica e literária de professores(as), pesquisadores(as) e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, a EDUEPB também ganhou destaque este ano com a publicação de Manuais Técnicos. Essas produções, conforme explicou o professor Cidoval, são os que mais têm sido baixadas na página da editora. Somente este ano mais de 10 manuais já foram publicados, com abordagem de temas atuais como “assédio sexual”, “combate a desinformação”, “cuidados odontológicos” e outros temas. Diante da boa aceitação, a meta da editora é ampliar o número de manuais publicados no próximo ano.

As conquistas em 2024 não param por aí. Pela primeira vez em sua história este foi o ano em que a EDUEPB mais publicou produtos da própria Universidade. Isso graças a uma política estabelecida pela Direção da Editora e várias pró-reitorias, para priorizar os livros e manuais produzidos por autores(as) da Instituição. Muitos dos livros foram publicados por diversos programas de pós-graduação em áreas como Serviço Sociais, Ciências Agrárias, entre outras. Ao todo, 10 livros foram publicados este ano somente com materiais de mestrados e doutorados da UEPB.

Entre os livros mais lidos estão “Tecnologia digitais na educação”, “Psicologia da Saúde: teoria, intervenção e pesquisa”, “Recursos sustentáveis com recursos naturais”, “Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais”, “Uma nova ciência para um novo senso comum”, entre outros. Mais de 100 obras publicadas na Editora da UEPB têm sido baixadas por leitores do mundo todo.

Por ano, a Editora da UEPB publica em média cerca de 70 livros na versão e-book. Somente este ano, mais de 60 livros já foram lançados pela EDUEPB. Entre em contato com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba por este LINK. Confira as estatísticas de downloads da EDUEPB clicando neste link.

Texto e foto: Severino Lopes